Juntos pela primeira vez na Libertadores, grandes de São Paulo estudam trocas e "draft"

18/12/2019 10h28


Fonte Globoesporte.com

Juntos na mesma edição da Copa Libertadores pela primeira vez na história, os quatro grandes clubes de São Paulo se reaproximaram nesta semana, durante a viagem ao Paraguai para o sorteio da competição.

Dirigentes de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo viajaram juntos ao Paraguai num avião fretado pela Federação Paulista de Futebol -- e ao longo do voo conversaram sobre mais assuntos em comum do que a Libertadores de 2020.

Os quatro clubes paulistas lidam com algumas situações em comum para a próxima temporada: nenhum deles tem dinheiro sobrando para reformular o time à base de contratações bombásticas e todos têm elencos em que sobram jogadores que não serão utilizados em 2020.

A partir desse cenário, os cartolas entendem que faz mais sentido promover trocas de jogadores do que negociações que envolvam desembolso de dinheiro. A ideia agrada a dirigentes ouvidos pelo GloboEsporte.com.

Um deles citou até a possibilidade de realização de um "draft" -- processo de alocação de atletas em times muito comum em ligas profissionais americanas. Os clubes fariam uma lista comum dos atletas com quem não pretendem contar, e eles ficariam disponíveis para serem escolhidos pelos demais.

A efetivação de qualquer negócio obviamente depende de aval das comissões técnicas, e cada clube está em situação muito diferente.

O Santos ainda não definiu o sucessor de Jorge Sampaoli; o Palmeiras apenas começou a conversar sobre o planejamento com Vanderlei Luxemburgo; o Corinthians ainda nem apresentou Thiago Nunes. No São Paulo, que tem o trabalho mais "consolidado", Fernando Diniz chegou há menos de três meses.

Corinthians, Palmeiras e Santos enviaram seus respectivos presidentes ao sorteio da Libertadores -- Andres Sanchez, Mauricio Galiotte e José Carlos Peres. O São Paulo mandou o gerente-executivo de futebol, Alexandre Pássaro.

Os dirigentes chegaram juntos à sede da Conmebol, estiveram juntos no sorteio e depois foram jantar na mesma churrascaria. O evento também marcou a reaproximação definitiva entre os presidentes do Palmeiras e da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.

Galiotte rompeu com a FPF depois da polêmica final de 2018, quando o Palmeiras levou à justiça uma reclamação de interferência externa na arbitragem. Depois de um ano e meio de afastamento, o Palmeiras voltou a manter relações com a federação.