Itacor e Turma abrem decisão com mão na taça do Piauiense de basquete

02/12/2016 17h25


Fonte globoesporte.com

Imagem: Ramiro PenaClique para ampliarTurma acumula vitória sobre o Itacor na fase de grupos e volta a encarar rival, agora, na decisão.(Imagem:Ramiro Pena)Turma acumula vitória sobre o Itacor na fase de grupos e volta a encarar rival, agora, na decisão.

O encerramento da temporada 2016 do Campeonato Piauiense de basquete colocou Itacor, atual campeão estadual, diante do Turma, convidado do Maranhão, em uma trinca de jogos decisivos na final. O jogo 1 desta sexta, no ginásio Rui Lima, em Teresina, vai servir de moldura para duas escolas completamente distintas darem o primeiro passo na briga pelo troféu. Caso o torneio fosse apropriado para servir de enredo de livro, seria a história do anfitrião boa praça incomodado com o primo distante que chegou botando os pés no sofá da sala.

Explica-se: um dos convidados desta edição do Piauiense, o time do Maranhão teve o privilégio de usar o estadual vizinho para imprimir o ritmo necessário para faturar o campeonato maranhense. A estratégia deu tão certo que o Turma chegou à final, no Piauí, e à fase mata-mata, no Maranhão, após classificação invicta com vitória nos quatro jogos da primeira fase.

O desempenho da equipe maranhense impressiona, sobretudo, por conta da média de pontos por jogo: 80,6, sendo 484 no total. Embora tenha feito um jogo a menos que o rival finalista – venceu por WO o Bela Vista na fase de grupos –, o Turma leva vantagem no quesito média de pontos se comparado ao Itacor. O Colorado marcou 549 pontos em sete partidas, carregando um cartel de 78,42 pontos por compromisso em quadra.

Para tirar proveito do fator casa no confronto direto dos playoffs, o Itacor pretende adotar uma estratégia especial para bater o Turma. Rivais na primeira fase, o time do Piauí chegou a perder por 75 a 64 no início da jornada neste estadual.

- Temos que ter calma e não entrar na correria deles, tendo uma boa consistência na ataque. Corrigimos a nossa postura agressiva na defesa. Por mais que os placares tenham sido baixos, mas a correção de bloqueio dentro do garrafão deles. Ganhamos o reforço do Jason, que joga no Sport e está treinando desde a semana passada, e também do Cassius, que está jogando com a gente há um tempo. Vamos à final com o mesmo time que veio disputando a competição – frisou Evaldo Júnior, técnico do Itacor.

Apesar do porte físico avantajado se comparado os atletas do Piauí, os jogadores do Turma vão disputar o Jogo 1 da final extremamente cansados. A previsão de chegada do time está prevista para às 19h, em Teresina, meia-hora antes da bola subir em quadra. A saída é dividir o desgaste entre todos do elenco.

- Temos um grupo bem forte e todos estão bem preparados. Estamos pretendo manter um rodízio para manter o fôlego. A gente precisa manter o mesmo foco e a pegada dos jogos anteriores. A gente está jogando outros campeonatos. Então, estamos com ritmo. A gente sabe que vai ser uma partida difícil, com o rival em casa, com torcida – explicou o técnico Paulo Façanha.

Os playoffs que decidem o Campeonato Piauiense de basquete estão previstos para às 19h, desta sexta (Jogo 1), 18h30 de sábado (Jogo 2) e 11h de domingo (Jogo 3), no ginásio Rui Lima, na zona Sul da capital.

FINAL DO CAMPEONATO PIAUIENSE DE BASQUETE
Itacor: Rafael (armador), Cassius (ala/armador), Macaxeira (ala), Jason (ala/pivô) e Everton (pivô).
Banco: Gustavo, Davi Galiza, João Resende, Geovani, Reginaldo, Samuel, Edinho.

Turma: João Érick (armador), Aster (ala) Maickel (ala), Fred (pivô) e Silas (pivô).
Banco: Léo, Marquinhos, Davison, Abnner, Gilberto e Alan.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: jogo, final, turma