Heróis de Fluminense e Al-Hilal, Fábio e Bono tentam fazer história por vaga na semifinal

04/07/2025 10h16


Fonte ge

Fluminense e Al-Hilal podem até ter surpreendido ao chegarem nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes, mas não foi à toa. Além dos ataques se destacando, há duas fortalezas que fazem com que as equipes não sejam vazadas. A partida nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), em Orlando, colocará frente a frente dois goleiros que tem sido fundamentais e agora batalham para ver quem se sai melhor: Fábio e Bono.

Badalados, experientes e referências de suas equipes, os goleiros estão separados por 10 anos. O brasileiro com 44 e o marroquino com 34. Bono foi o jogador do Al-Hilal titular contra o Manchester City que custou menos, mas não quer dizer que tenha sido barato. Ele foi comprado por 19 milhões de euros fixos e 2 milhões em bônus (total de R$ 114 milhões na época) em 2023 com um dos maiores salários do Sevilla e chamou a atenção até do Bayern de Munique.

Fábio foi contratado de graça pelo Flu depois de sair do Cruzeiro. Na época, ele não chegou a um acordo pela renovação e deixou o clube mineiro de maneira conturbada, assinando com o Tricolor por um ano por conta da idade avançada. Neste ano, ele renovou mais uma vez e fica pelo menos até o fim de 2026.
Imagem: Marcelo Gonçalves/Fluminense FCFábio, goleiro do Fluminense, contra a Inter de Milão.(Imagem:Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)Fábio, goleiro do Fluminense, contra a Inter de Milão.

Dos últimos seis jogos, Fábio passou ileso em cinco. Em 2025, nas 35 partidas que fez, somou 18 sem sofrer gols. Bono entrou em campo 48 vezes na temporada 2024/25, 16 delas sem ter a rede balançada.

Perto de recorde

Fábio jogará pelo menos até os 46 anos e está muito perto de se tornar o jogador com mais jogos disputados no futebol mundial. Faltam 12 partidas apenas para superar o goleiro inglês Peter Shilton, aposentado. De acordo com o Guinness World Records, que chegou a premiar o goleiro no seu site oficial, e o IFFHS, o maior instituto de registro estatístico do futebol, ele tem 1390 partidas oficiais.

- Muitos já colocaram fim na minha carreira várias vezes. A ultima vez foi em 2022, quando eu saí do Cruzeiro. Muitos achavam que eu era uma página virada. Eu tinha certeza que minha carreira não ia acabar. E tenho certeza que foi a mão de Deus direcionando as mãos certas para eu estar no Fluminense. Queria ter a oportunidade de jogar e mostrar que tenho condição. Ir contra todos que falavam que eu ia me aposentar. Não me deram crédito, mas Deus conhece meu coração - disse ao ge antes do início do Mundial.
Imagem: Getty ImagesBono brilhou no jogo do Al-Hilal contra o Manchester City, na Copa do Mundo de Clubes.(Imagem:Getty Images)Bono brilhou no jogo do Al-Hilal contra o Manchester City, na Copa do Mundo de Clubes.

Carrasco e gol épico

Bono nasceu no Canadá, mas foi criado no Marrocos. Em 1999, chegou à base do Wydad Casablanca, onde se profissionalizou e jogou até 2012. Ele foi finalista da Liga dos Campeões da África com apenas 19 anos antes de ser vendido ao Atlético de Madrid, mas atuou apenas pela equipe B em partidas oficiais. Bono passou por Zaragoza, Girona e Sevilla antes de assinar com o Al-Hilal em agosto de 2023.

Em março de 2021, Bono fez um gol com bola rolando no empate do Sevilla por 1 a 1 com o Real Valladolid, já nos acréscimos do segundo tempo. Ele aproveitou uma confusão na área adversária, e chutou para o fundo das redes. A falta de costume o fez até ficar sem saber como comemorar.

Se fez sucesso na Espanha, Bono acabou sendo carrasco da seleção local na Copa do Mundo de 2022, quando Marrocos fez história ao chegar nas quartas de final. Naquela ocasião, ele pegou dois pênaltis na disputa com os espanhóis. A relação com o país, além de se destacar pelo Sevilla, foi também de aproximação com um auxiliar de Diego Simeone, com quem aprendeu a falar espanhol com sotaque mais argentino. Bono, inclusive, é torcedor do River Plate e deu ao cachorro o nome de Ariel em homenagem a Ariel Ortega.


Tópicos: fluminense, bono, partidas