Grêmio prepara mudança de fotografia e pode iniciar 2020 com até seis novidades no time titular

23/12/2019 10h48


Fonte Globoesporte.com

Imagem: Lucas Uebel/GrêmioGrêmio prepara mudança de fotografia e pode iniciar 2020 com até seis novidades no time titular(Imagem:Lucas Uebel/Grêmio)

De contrato renovado, Renato Gaúcho aproveita as férias no Rio de Janeiro, mas mantém contato permanente com o presidente Romildo Bolzan e o executivo Klauss Câmara. O técnico e a direção trabalham na montagem do grupo para 2020 e preparam uma mudança de fotografia, com até seis mudanças no time titular para o início da próxima temporada.

Seria a maior reformulação da equipe desde que Renato Gaúcho assumiu o clube, em setembro de 2016. Entre os alvos do Grêmio no mercado, estão um goleiro, dois laterais, um volante, um meia e um atacante. Todos em condições de disputar a titularidade e suprir as carências no elenco identificadas em 2019.

Até o momento, o Tricolor anunciou apenas um reforço. Víctor Ferraz foi envolvido em uma troca por Madson com o Santos e chega para ser o dono da lateral direita, ao menos no início da temporada. Léo Moura não renovou contrato e Leonardo Gomes, o antigo titular, recupera-se de cirurgia no joelho direito, com previsão de retorno apenas em maio.

A lateral esquerda também é uma das prioridades. Caio Henrique é o nome preferido e chegaria para disputar a posição com Bruno Cortez. O lateral disputou o Campeonato Brasileiro pelo Fluminense, mas pertence ao Atlético de Madrid. O Valencia acenou com uma oferta de 12 milhões de euros (R$ 54,6 milhões), o que inviabilizaria a situação. Guilherme Arana, ex-Corinthians, também foi sondado.

O time ideal de Renato no início das temporadas*
  • 2017: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Ramiro, Douglas, Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios.
  • 2018: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Arthur, Ramiro, Luan e Everton; Jael.
  • 2019: Paulo Víctor; Leonardo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Luan e Everton; Diego Tardelli.
  • 2020: Paulo Victor (ou reforço); Víctor Ferraz, Geromel, Kannemann e Cortez (ou reforço), reforço (Maicon), Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre (ou reforço) e Everton; reforço.
* Em negrito, as mudanças de um ano para o outro

Antes mesmo de definir a venda de Luan para o Corinthians, o Grêmio também buscava um meia para o setor de criação. Jean Pyerre, que já era o titular, terminou a temporada em recuperação de lesão muscular na coxa direita e virou incógnita. A direção chegou a fazer uma investida por Raphael Veiga, mas o meia do Palmeiras foi considerado caro e, no momento, não aparece como a solução viável.

O clube também está no mercado em busca de um volante e já traçou até um perfil pretendido. A busca é por um jogador que alie altura, intensidade e técnica. O reforço deve ganhar chances de imediato, com as ausências de Maicon e Matheus Henrique. O ex-capitão passará por cirurgia no joelho em janeiro e ficará fora de ação no início do ano. Já Matheus Henrique começa a temporada cedido para a seleção brasileira sub-23, no Pré-Olímpico da Colômbia.

Para o ataque, a busca é por um centroavante titular, capaz de fazer a torcida esquecer as temporadas ruins de André e Diego Tardelli. Conforme adiantado pelo presidente Romildo Bolzan, os dois atacantes não devem permanecer em 2020 e aguardam interessados para serem negociados. O alvo tricolor, no entanto, segue como uma incógnita.

Para completar, a direção procura mais um goleiro para concorrer com Paulo Victor, criticado por falhas em jogos decisivos na temporada. O nome de Vanderlei, do Santos, foi debatido, mas a situação não avançou. O atual titular tem contrato até o final de 2022 e ficará no clube, mas pode ter a posição ameaçada em caso de alguma contratação.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: clube, titular, temporada