Gabi, Bruno Henrique e Everton Ribeiro viram as bolas da vez na segunda Data Fifa de Tite

14/11/2023 09h08


Fonte O Globo

Imagem: Alexandre Cassiano / AFPO trio Gabigol, Everton Ribeiro e Bruno Henrique não vive boa fase no Flamengo.(Imagem:Alexandre Cassiano / AFP)O trio Gabigol, Everton Ribeiro e Bruno Henrique não vive boa fase no Flamengo.

Tite chega à segunda pausa para Data Fifa com resultados e performances oscilantes no Flamengo. Se o desempenho do time ainda está longe de ser unanimidade, é consenso entre a torcida a responsabilidade dele e de sua comissão na recuperação de três atletas: Pedro, Luiz Araújo e Everton Cebolinha, atuais titulares do ataque. E a esperança do torcedor para o período de treinos que começa nesta terça é de que o mesmo possa ser feito com outros nomes. Principalmente Gabigol, Bruno Henrique e Everton Ribeiro.

Parte fundamental do time base multicampeão desde 2019, o trio virou sinônimo de frustração. O caso mais grave é o de Gabigol, que foi de estrela da equipe a reserva que, quando entra, não faz diferença. Ele não balança as redes desde a vitória sobre o Coritiba, em agosto. O jejum de 12 partidas já é o seu maior com a camisa do Flamengo.

Situação parecida vive Ribeiro, que perdeu o status de titular em agosto, após a eliminação do time na Libertadores. Sua ida para o banco ocorreu num momento em que a equipe ainda atuava no 4-4-2, o que mostra que a saída se deu por uma preferência por alguém que pudesse avançar e recompor sem prejuízo de intensidade. Com a mudança no comando e a adoção do 4-2-3-1, sua situação piorou.

Já Bruno Henrique caiu de rendimento justamente com a chegada de Tite. O atacante até retornou bem após longo período afastado por lesão. Mas ainda não se adaptou ao estilo de jogo do novo treinador, com jogadores bem abertos pelos lados, e perdeu a vaga para Cebolinha.

A volta por cima do atual trio de ataque é o que alimenta a esperança dos rubro-negros de verem Gabi, Bruno Henrique e Everton Ribeiro também apresentarem uma melhora. As mudanças mais significativas foram as de Pedro e Cebolinha.

O centroavante, que perdera espaço no time com Jorge Sampaoli, se reencontrou com Tite. Foi titular nos sete jogos sob comando do novo técnico e quintuplicou o número de gols em relação ao mesmo número de partidas antes da troca no comando (de apenas um para cinco).

O aumento dos gols acompanha a melhora na pontaria. Com Tite, Pedro apresenta 61,5% de acerto nas finalizações. Das 13 registradas por ele, oito foram na direção da meta adversária (tendo entrado ou não). Nos sete jogos anteriores (com Sampaoli e o interino Mário Jorge), este percentual foi de apenas 33,3% (cinco conclusões corretas num total de 15). Confira os números do camisa 9:

7 jogos com Tite

Titular: 7
Minutos em campo: 489
Finalizações: 13 (8 certas)
Gols: 5
Assistências: 0
7 jogos anteriores a Tite

Titular: 7
Minutos em campo: 563
Finalizações: 15 (5 certas)
Gols: 1
Assistências: 0

Cebolinha também acertou mais as finalizações. Tem oito corretas em dez tentadas nos sete compromissos com Tite (80% de acerto) contra três na direção do gol em nove tentativas (33,3%) no mesmo número de jogos antes do atual treinador assumir. Ele já registra um gol e uma assistência e ainda viu sua minutagem quase triplicar: de 139 nas sete partidas anteriores à chegada do técnico para 315 minutos sob seu comando. Confira a evolução do atacante:

7 jogos com Tite

Titular: 4
Saiu do banco: 3
Minutos em campo: 315
Finalizações: 10 (8 certas)
Gols: 1
Assistências: 1

7 jogos anteriores a Tite

Titular: 1
Saiu do banco: 4
Não utilizado: 2
Minutos em campo: 139
Finalizações: 9 (3)
Gols: 0
Assistências: 0

Luiz Araújo ficou um mês sem jogar recuperando-se de lesão na coxa esquerda. Mas encontrou no modelo de jogo de Tite um catalisador para seu crescimento. Já são dois gols, seus primeiros pelo clube, e a sequência inédita de quatro jogos como titular. Veja os números do atacante:

7 jogos com Tite

Titular: 4
Saiu do banco: 3
Não utilizado: 1
Minutos em campo: 298
Finalizações: 7 (3 certas)
Gols: 2
Assistências: 0

7 jogos anteriores a Tite*

Titular: 1
Saiu do banco: 6
Minutos em campo: 149
Finalizações: 7 (3 certas)
Gols: 0
Assistências: 1

 

Tópicos: jogos, titular, tite