Flamengo estreita relação com Uruguai por cuidado com Arrascaeta visando finais e Copa

20/09/2022 08h50


Fonte Globoesporte.com

Imagem: André Durão / geArrascaeta comemora gol em Flamengo x São Paulo.(Imagem:André Durão / ge)Arrascaeta comemora gol em Flamengo x São Paulo.

Se pudesse, o Flamengo colocaria Arrascaeta numa redoma sem correr riscos de problemas físicos.

Não é possível, obviamente, mas o clube faz tudo que está ao seu alcance para protegê-lo, principalmente em época de data Fifa. Para isso, o contato com o departamento médico da seleção do Uruguai é quase diário, com troca de informações e dosagem de cargas para que o camisa 14 chegue na melhor forma para os três compromissos mais importantes da temporada: as finais da Copa do Brasil e Libertadores, e a Copa do Mundo no Qatar.

Na Europa para amistosos contra o Irã, sexta-feira, na Áustria, e o Canadá, terça-feira, dia 27, na Eslováquia, o meia dará continuidade ao trabalho de prevenção e tratamento de uma pubalgia. A comissão técnica uruguaia está ciente de todo processo realizado no Ninho do Urubu e das atividades extras que Arrasca faz em casa com o fisioterapeuta do clube, Laniyan Neves. A previsão indica que ele não participe dos 90 minutos nos últimos jogos da seleção antes da Copa.

A relação entre os departamentos médicos passou a ser mais direta desde a chegada do fisioterapeuta brasileiro Bruno Mazziotti, que trabalha também no Valladolid, no Corinthians e tem passagens pela seleção brasileira, Cruzeiro e outros clubes do futebol europeu. Com o aval do novo treinador, Diego Alonso, o profissional estabelece contato direto com Márcio Tannure para que juntos potencializem as condições de Arrascaeta.

O movimento ajuda também minimizar conflitos de informações ou questionamentos como os que aconteceram em 2021, quando em duas ocasiões o meia voltou de convocações lesionado e desfalcou o Flamengo. Desde a data Fifa de junho, clube e seleção trabalham em conjunto para que o atleta esteja na melhor forma na reta decisiva da temporada e na Copa do Mundo.

Na ocasião, Arrascaeta se apresentou ao Uruguai queixando-se de dores no tornozelo. O combinado entre as partes foi de que o atleta seguiria tratamento com a equipe nacional, mas seria poupado o maior tempo possível dos três amistosos previstos. E assim foi: ficou fora até mesmo do banco contra México e Estados Unidos, e participou apenas de 45 minutos contra o Panamá.

A expectativa é de que o cenário seja parecido contra Irã e Canadá. Em entrevista coletiva, o próprio Dorival Júnior tornou público que Arrascaeta precisará ter a utilização dosada e que é sabido que terá que conviver com as dores até o fim do ano:

- Isso tudo é alinhado diretamente. Tannure está em contato direto com todo o departamento médico das seleções. Isso foi passado. O que queremos é evitar com que percamos um jogador em um momento como esse. É um incômodo que ele tem e ele vai conviver com isso até o fim do ano. Não tem outro caminho. Terá momentos que a gente precisará tira-lo ou ficar fora.

"Ele vai para seleção, nós temos que ter cuidado. Ele está orientado e próprio departamento médico do Uruguai. Chegaremos com todos eles em totais condições para as datas principais"

Arrascaeta soma 50 partidas pelo Flamengo na temporada e quatro pela seleção do Uruguai. Os números evidenciam sua importância para ambos. Pelo Rubro-Negro, foram 12 gols e 17 assistências, enquanto com a Celeste deu dois passes decisivos para gol e balançou as redes duas vezes, uma delas a que garantiu a classificação do país para a Copa, no 1 a 0 sobre o Peru.

O Flamengo decidirá a Copa do Brasil nos dias 12 e 19 de outubro, contra o Corinthians, e a Libertadores diante do Athletico-PR, dia 29, em Guayaquil, no Equador.