Flamengo acompanha movimentos de Varela à espera de brecha para negociar

25/07/2022 09h42


Fonte Globoesporte.com

A segunda-feira do Flamengo será de olhos atentos ao que acontece na Rússia e na Itália. Em negociação ainda travada com a Udinese, que não flexibiliza nos valores para vender Walace, o clube acompanha à distância o conflito entre o uruguaio Guillermo Varela e o Dínamo de Moscou. O nome agrada, mas a decisão é de só abrir negociações caso o lateral-direito esteja realmente livre no mercado.
Imagem: ReproduçãoFlamengo monitora situação de Varela.(Imagem:Reprodução)Flamengo monitora situação de Varela.

Dirigentes do Flamengo já não negam mais nos bastidores de que Varela é um nome que "agrada bastante". Por outro lado, há uma preocupação de não indicar aliciamento ao jogador de 29 anos e todas as apurações têm uma resposta em comum: contatos oficiais só vão acontecer se o lateral exercer a cláusula da Fifa que permite um ano de suspensão de contrato por conta dos conflitos entre Rússia e Ucrânia. O jornalista Mauro Cézar Pereira informou ao longo da semana que o clube esperava uma decisão entre atleta e Dínamo.

O caso recente de Wendell ainda está muito vivo na memória da diretoria rubro-negra, que entende que o volante do Zenit aproveitou o interesse do Flamengo para barganhar aumento e renovação de contrato. O clube tem informações ainda de que há um outro clube europeu em tratativas com Varela e que estrategicamente abrir negociações antes da liberação não seria interessante.

Revelado pelo Peñarol, Varela tem passagens pelo Real Madrid B, Manchester United, Eintracht Frankfurt e FC Copenhagen antes de chegar ao Dínamo de Moscou na temporada 2020/2021. O jogador tem contrato de mais um ano com os russos e entende que uma transferência nesta janela seria importante em seu desejo de ser convocado para a Copa do Mundo.
Imagem: Reprodução  Varela em ação pelo Dínamo de Moscou.(Imagem:Reprodução ) Varela em ação pelo Dínamo de Moscou.

Por mais que reforce que ainda não iniciou conversas, o Flamengo tem consciência dos valores salariais que envolvem uma transação. O clube, por outro lado, não deseja gastar com luvas pelo empréstimo de um ano mesmo que o contrato com o Dínamo seja suspenso.

De acordo com o jornalista brasileiro Fábio Aleixo, que cobre o futebol russo, Varela deixou a concentração sem dar explicações na véspera da partida com o Torpedo, pela rodada de fim de semana do campeonato local. O técnico Sergey Chikishev reprovou a atitude do uruguaio, mas afirmou que não deseja perdê-lo.

Uma negociação para liberação com pagamento de empréstimo está fora dos planos do Flamengo e a possibilidade conversa passa diretamente pela decisão de Varela sobre o gatilho da Fifa. Apesar de a janela estar aberta até o dia 15 de agosto, o clube tem pressa por conta do prazo de inscrição para as quartas de final da Libertadores, que se encerra no próximo sábado com três trocas - duas delas serão Everton Cebolinha e Arturo Vidal.

Se aguarda a situação de Varela para abrir conversas, o Flamengo segue negociando com a Udinese por Walace, mas as tratativas estão estagnadas na busca por consenso entre valores. Italianos pedem 9 mi de euros por 100% dos direitos do volante, e cariocas desejam comprar 70%, oferecem 5 mi de euros e buscam composição.

O Flamengo chegou a sugerir que um jogador do elenco fosse incluído na negociação para abater a diferença de valores, mas os italianos não deram uma sinalização positiva.

Tópicos: flamengo, jogador, varela