Fifa entrega prêmios aos melhores do mundo hoje: saiba tudo do evento

27/02/2023 15h14


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoFifa entrega prêmios aos melhores do mundo hoje(Imagem:Divulgação)Fifa entrega prêmios aos melhores do mundo hoje

A Fifa entregará nesta segunda-feira os prêmios de melhor jogador e melhor jogadora do mundo. A edição 2023 do Fifa The Best tem na disputa pelo troféu masculino Benzema, Mbappé e Messi, e, pelo feminino, Mead, Morgan e Putellas. A cerimônia de gala da Fifa, em Paris, começa às 17h (de Brasília), e terá transmissão ao vivo do sportv.

Também serão entregues troféus para os melhores goleiro e goleira, melhores técnicos no futebol masculino e feminino, além do prêmio Puskás, dedicado ao gol mais bonito da temporada. A Fifa também divulgará os vencedores do troféu Fair Play e do prêmio de torcedor, assim como as seleções masculina e feminina, com os 11 melhores por posição.

Neste ano, o período de avaliação do The Best foi estendido e compreende um total de uma temporada e meia. Além do desempenho de atletas e treinadores na temporada 2021/22, é levado em conta a primeira metade de 2022/23, incluindo a Copa do Mundo masculina, disputada no Catar, entre novembro e dezembro.

O Brasil no Fifa The Best 2023 

Apenas um brasileiro concorre a um dos troféus a serem entregues nesta segunda-feira: o atacante Richarlison, do Tottenham, é um dos finalistas do Prêmio Puskás. O jogador concorre ao prêmio pelo golaço marcado com a camisa da Seleção na estreia na Copa do Mundo, diante da Sérvia, quando balançou as redes com um voleio (veja abaixo). Ele terá como rivais o francês Payet, com um gol pelo Olympique de Marselha, e o polonês Marcin Oleksy, que tem uma perna amputada e concorre com um gol Warta Poznan.

A seleção brasileira feminina também está representada na cerimônia, mas com uma estrangeira. A sueca Pia Sundhage é uma das três finalistas na disputa pelo prêmio de melhor técnica no futebol feminino. Ela concorre contra Sonia Bompastor, do Lyon, e Sarina Wiegman, da Inglaterra.

Os prêmios que serão entregues:
  • Melhor jogador do mundo
  • Melhor jogadora do mundo
  • Melhor treinador no futebol masculino
  • Melhor treinadora no futebol feminino
  • Melhor goleiro do mundo
  • Melhor goleira do mundo
  • Prêmio Puskás - dado ao gol mais bonito do período
  • Fifa Fan Award - dado a um torcedor ou grupo de fãs
  • Fifa Fair Play - premia o espírito esportivo de um atleta ou clube
Como funciona o prêmio

A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino, o gol mais bonito no Prêmio Puskás, e também Fair Play e torcedor.

Um conselho técnico da entidade define uma lista de 10 finalistas. O colégio eleitoral da premiação é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.

Desde 2016, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. No entanto, com a Copa do Mundo realizada no fim do ano em 2022, esta edição do The Best teve um ano e meio levado em consideração na votação: de agosto de 2021 a dezembro de 2022.

O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferente de votação. A Bola de Ouro de 2022 já foi entregue, e o vencedor foi Karim Benzema.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: futebol, pr?mio, cerim?nia