Fifa define Marrocos como sede do Mundial de Clubes com Flamengo e Real Madrid

16/12/2022 09h42


Fonte Globoesporte.com

Imagem: Getty ImagesMarrocos recebeu o Mundial de Clubes em 2013 e 2014, quando o Real Madrid foi campeão em cima do San Lorenzo.(Imagem:Getty Images)Marrocos recebeu o Mundial de Clubes em 2013 e 2014, quando o Real Madrid foi campeão em cima do San Lorenzo.

O Mundial de Clubes de 2022, que terá as participações de Flamengo e Real Madrid, será disputado no Marrocos, de 1º a 11 de fevereiro de 2023. A Fifa tomou essa decisão durante a Copa do Mundo do Catar, depois de meses de indefinição a respeito da sede e da data do torneio – que se tornou um incômodo para a entidade.

O Mundial de Clubes vai obrigar a Conmebol a alterar a data da Recopa Sul-Americana, entre Flamengo e Independiente del Valle. Os dois jogos entre os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana estavam marcados para os dias 8 e 15 de fevereiro do próximo ano.

A edição de 2022 do Mundial será disputada no formato que já se tornou tradicional, com sete clubes – os seis campeões continentais vigentes e mais um representante do país-sede. Os representes de América do Sul e Europa entram direto na semifinal.
Imagem: Getty ImagesMarrocos recebeu o Mundial de Clubes em 2013 e 2014, quando o Real Madrid foi campeão em cima do San Lorenzo.(Imagem:Getty Images)Marrocos recebeu o Mundial de Clubes em 2013 e 2014, quando o Real Madrid foi campeão em cima do San Lorenzo.

A próxima edição já tinha garantidos Flamengo (campeão da Libertadores), Real Madrid (campeão da Liga dos Campeões), Seattle Sounders (EUA, campeão da Concachampions) e Auckland City (Nova Zelândia, campeão da Oceania).

O campeão da África é o Wydad Casablanca, que também é campeão marroquino. De acordo com o regulamento, a vaga continental neste caso deve ir para para o vice-campeão africano, o Al-Ahly, do Egito.

O representante da Ásia não está definido. A final do torneio continental de clubes está marcada para os dias 29 de abril e 6 de maio. No entanto, o torneio divide sua disputa entre leste e oeste asiáticos. O japonês Urawa Red Diamonds está classificado para a decisão, após o mata-mata do lado leste ter sido disputado. O oeste ainda não teve seus confrontos de oitavas de final jogados.

EUA e Brasil descartados

Ao longo dos últimos meses houve intensa busca por uma sede para receber o Mundial de Clubes, torneio que virou um problema para a Fifa, que o considera um fracasso comercial e esportivo.

Algumas sedes foram cogitadas nesse período, e todas foram descartadas por algum motivo. Os EUA teriam sido vetados pelo Real Madrid, por causa da distância.

Ao Brasil foi oferecia a possibilidade de organizar o torneio – mas o alto investimento exigido pela Fifa e a urgência de colocar um plano de pé em pouco tempo fizeram a CBF recusar a ideia.

Marrocos vai receber o Mundial de Clubes da Fifa pela terceira vez. O país sediou o evento em 2013, quando o Bayern de Munique foi campeão, e o Atlético-MG caiu na semifinal, e em 2014, quando o Real Madrid levou o título.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: mundial, torneio, clubes