Federação estuda mudança de regras em 2018 para valorizar jogadores da base

31/07/2017 10h14


Fonte Globoesporte

Imagem: TittoClique para ampliarCesarino Oliveira(Imagem:Titto)Cesarino Oliveira
Seguindo a premissa de valorização da base para impulsionar a descoberta de novos talentos, FFP e clubes filiados estão estudando uma alteração no regulamento do Campeonato Piauiense de 2018. A ideia é que seja incluído um percentual mínimo de jogadores ainda em idade de formação (até 21 anos) no elenco de cada clube inscrito no Campeonato Estadual. A medida deve ser implementada oficialmente durante os arbitrais para a competição do próximo ano.

Em uma reunião na última semana, envolvendo federação, clubes, representantes dos árbitros e dos atletas, foram apresentadas algumas ideias. A que deve mudar mais radicalmente a disputa da principal competição do estado é a inclusão de 30% de atletas sub-21 no elenco de cada time que disputar o Piauiense. Assim, se uma equipe inscrever 30 atletas, por exemplo, nove devem estar nesta faixa etária.

Para o presidente da FFP, Cesarino Oliveira, a medida deve incentivar o aproveitamento de jogadores formados no estado e diminuir a migração de atletas locais que, sem oportunidade, tentam a carreira em outros campeonatos pelo Nordeste.

- Vamos ter obrigatoriamente a participação desses atletas da base, que muitas vezes não são aproveitados. Disputam Copa São Paulo, disputam Sub-19, e aqui não são aproveitados em nada. Muitas vezes a gente descobre depois que estão jogando no futebol pernambucano, cearense, paraibano, porque os nossos times não aproveitaram - afirma Cesarino.

Os clubes ouviram a ideia e algumas contra-propostas foram apresentadas, como aumentar o limite para 23 anos. A mudança só será oficializada após os arbitrais que definirão o regulamento para o estadual de 2018. Neste semestre ainda será realizada a Copa Piauí, competição sub-21 que vale uma vaga na Série D da próxima temporada.


Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes