Emoção até depois do apito final: Flamengo é campeão após disputa acirrada

26/02/2021 15h18


Fonte Globoesporte.com

Imagem: DivulgaçãoEm Brasileirão de cinco líderes, disputa acirrada pelo G-4 e reta decisiva emocionante, Flamengo só garante o título após o fim de seu último jogo.(Imagem:Divulgação)Em Brasileirão de cinco líderes, disputa acirrada pelo G-4 e reta decisiva emocionante, Flamengo só garante o título após o fim de seu último jogo.

Um desfecho épico, como há muitos anos não ocorria no Campeonato Brasileiro. Depois de um ano turbulento, carregado com o peso da falta da torcida nos estádios, o Flamengo, líder de bilheteria em 2019, foi um dos times que mais sentiram os efeitos da pandemia da Covid-19. Mesmo assim, conseguiu a reação na reta final e conquistou o título numa última rodada que levou à loucura até o mais tranquilos dos rubro-negros.

Em competição cheia de asteriscos e rodadas com alguns jogos adiados, foi difícil saber quem realmente estava na frente durante o Brasileirão 2020. Nesta análise, consolidamos as rodadas para entender o que aconteceu durante a competição.

Desde que o atual formato de pontos corridos com 20 times foi instaurado em 2006, esta é a quinta vez que o Brasileirão conhece seu campeão na rodada final. O equilíbrio foi constante durante a competição inteira, como não se via há algum tempo. O G-4 foi frequentado por metade dos clubes participantes e poucas vezes a ordem se repetiu entre os quatro primeiros.

Para se ter uma ideia, da rodada 30 para a 31 o São Paulo foi do primeiro ao quarto lugar, e o Internacional pulou da terceira colocação para a liderança. Além disso, o Flamengo garantiu a taça após uma virada marcante no finzinho da competição. Veja todas as trocas de posições do campeonato no gráfico acima considerando as rodadas consolidadas.

Foram oito trocas de liderança durante o Brasileirão, uma movimentação que teve um desfecho emocionante nas últimas 10 rodadas.

São Paulo e Internacional foram os clubes que ocuparam o primeiro lugar mais vezes, mas foi o Flamengo que assumiu a ponta apenas na penúltima rodada e levantou a taça depois do jogo final.

O Tricolor conseguiu se manter na frente por 80 dias seguidos, considerando as rodadas consolidadas. A derrota por 5 a 1 para o Internacional em pleno Morumbi fez o clube paulista ceder a liderança na 31ª rodada.

O Vasco ocupou a primeira colocação do campeonato na quarta rodada com a mesma pontuação do Bahia, que era o vice-líder. Trinta e uma rodadas depois, os dois clubes também tinham o mesmo número de pontos, mas brigavam para sair da zona de rebaixamento, e a equipe carioca acabou caindo para a Segunda Divisão.

A distância do então líder São Paulo para o segundo colocado só foi de sete pontos por um determinado período em que alguns times tinham mais jogos que outros, por conta do adiamento de jogos. Com as rodadas consolidadas, a distância máxima que o Tricolor conseguiu foi de cinco pontos.

É nesse momento que os torcedores lamentam aquele empate desnecessário em outra etapa do campeonato. Não fosse um ou outro tropeço antes, o título já poderia estar decidido para um dos concorrentes com antecedência. No entanto, este ano o Flamengo precisou segurar a emoção até depois do apito final do seu 38º jogo.

Há nove anos a decisão do campeão não ficava para a última rodada do maior campeonato do Brasil. A média de pontos das vezes que isso aconteceu gira em torno dos 71 pontos, algo que se repetiu este ano.

Nos 15 anos do modelo atual do Brasileirão, esta foi a única vez que a diferença final entre campeão e vice foi de apenas um ponto.

Após um início de campeonato turbulento, o Flamengo se encontrou e conseguiu se manter perto do topo da tabela durante a maior parte da competição. Algumas derrotas foram significativas para deixar a vida rubro-negra mais complicada, como os 3 a 0 para o Atlético Goianiense na segunda rodada, resultado que levou o clube para a última posição.

Da rodada 11 em diante, o time se manteve no G-4 até a última rodada, algo que somente São Paulo e Atlético-MG conseguiram. Ironicamente, a disputa final foi com o Inter, que chegou a despencar após bom início e teve constância no G-4 a partir da rodada 26.

A 21ª rodada foi marcante para os dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro 2020. Ambos tiveram a estreia de um técnico novo que mudou o jogo. Abel Braga substituiu Eduardo Coudet no Colorado, e Rogério Ceni assumiu a vaga de Domènec Torrent no Flamengo. Os dois times tinham 58% de aproveitamento antes da troca. Os novos treinadores conseguiram um aproveitamento consideravelmente melhor, 65% e 67%, respectivamente, ao final do Brasileirão.

Apesar da turbulência durante o início do Brasileirão, Dome manteve o Flamengo com a pontuação igual à do líder por cinco rodadas consecutivas no primeiro turno. Na segunda parte do campeonato, a disputa ficou mais acirrada, e o Flamengo teve mais dificuldade para se manter perto da liderança antes da arrancada final.

Em 2019, o Flamengo conquistou pelo menos dois pontos de cada time da competição. Este ano, no entanto, foi bem mais complicado. Ceará, Atlético-MG e São Paulo ganharam da equipe nos dois turnos, sendo o último confronto com os paulistas justamente na rodada final.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: pontos, campeonato, rodadas