Em busca do tri, Palmeiras chega a 200 jogos pela Libertadores; veja recordes e números no torneio

04/05/2021 14h34


Fonte Globoesporte.com

Imagem: Cesar Greco / Ag. PalmeirasPalmeiras campeão da Libertadores 2020.(Imagem:Cesar Greco / Ag. Palmeiras)Palmeiras campeão da Libertadores 2020.

A partida entre Palmeiras e Defensa y Justicia, da Argentina, nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), será histórica. O duelo válido pela terceira rodada do Grupo A da Libertadores de 2021 será o jogo 200 do clube na competição sul-americana.

Atual campeão, o Verdão busca seu terceiro título continental em uma campanha que deve melhorar algumas das estatísticas do clube na competição.

Com 21 participações, o Palmeiras, que joga em 2021 a sua sexta edição consecutiva, disputou a decisão em cinco oportunidades: 1961, 1968, 1999, 2000 e 2020. A equipe alviverde é a representante do Brasil com mais jogos, mais vitórias e mais gols marcados na Libertadores.

Na década de 1960, os palmeirenses disputaram a decisão duas vezes, em 1961 e 1968, mas os títulos ficaram com Peñarol (Uruguai) e Estudiantes (Argentina). A primeira taça foi em 1999, quando o time liderado por Luiz Felipe Scolari e Marcos venceu o Deportivo Cali (Colômbia) no antigo estádio Palestra Italia.

No ano seguinte, o sonho do bicampeonato foi adiado no Morumbi – vitória do Boca Juniors (Argentina) nas cobranças de pênaltis. Ele só foi concretizado no dia 30 de janeiro de 2021, em grande estilo: vitória contra o Santos no Maracanã e com gol aos 53 minutos do segundo tempo, marcado por Breno Lopes.

Em 199 duelos, o rival que o Palmeiras mais venceu é o Peñarol (Uruguai), com sete triunfos. Os adversários que mais vezes apareceram no caminho do Verdão foram Boca Juniors (Argentina), Cerro Porteño (Paraguai) e Peñarol (Uruguai), com dez confrontos cada.

Na edição de 2021, o Palmeiras lidera o Grupo A com duas vitórias nas duas primeiras rodadas: 3 a 2 contra o Universitario, no Peru, e 5 a 0 contra o Independiente del Valle, em casa. O time de Abel Ferreira é seguido pelo Defensa y Justicia, que soma quatro pontos na vice-liderança.

O confronto desta terça-feira será o 18º do Verdão na Argentina em jogos válidos pela Libertadores, mas o primeiro no estádio Norberto Tomaghello, em Buenos Aires, pelo principal torneio de clubes da América do Sul.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews