Ecodownwind: um dos eventos mais esperados pelos amantes do kitesurfe movimenta o litoral do Piauí

03/11/2023 14h03


Fonte Governo do Piauí

Imagem: Moisés SabaO litoral do Piauí é ideal para a prática de esportes como o kitesurfe.(Imagem:Moisés Saba)O litoral do Piauí é ideal para a prática de esportes como o kitesurfe.

O Piauí é um dos estados do Nordeste mais reconhecidos por ter um belíssimo litoral e bons ventos, ideal para a prática de esportes como o kitesurfe. Pensando nisso, mais uma vez, o litoral piauiense será cenário para a realização do EcoDownwind, que neste ano chega a sua 12ª edição. O evento conta com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur).

O EcoDownwind é um dos eventos mais esperados pelos amantes do esporte e promete movimentar a região a partir desta sexta-feira (3), com o briefing da prova e a entrega de lycras. O ponto de partida do primeiro dia de velejo, no sábado (4), será a cidade de Cajueiro da Praia, com paradas nas praias de Maramar e Coqueiro, ponto de chegada com recepção no Aimberê Resort.
Imagem: Moisés SabaO evento tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur).(Imagem:Moisés Saba)O evento tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur).

Já no domingo (4), velejadores de nível avançado sairão da Praia do Coqueiro; e velejadores de nível intermediário sairão da praia Pedra do Sal, rumo ao ponto de chegada, o exuberante Delta do Parnaíba.

O coordenador de Logística da Secretaria do Turismo, Landerson Carvalho, explica que os velejadores também contarão com o pacote standard, incluindo a segunda-feira (6). “O percurso sairá do Delta do Parnaíba, rumo à Tutoia no Maranhão, e de lá finaliza em Atins. Entendemos que eventos como esse engrandecem o nosso belíssimo litoral, e de imediato vemos um retorno positivo. Será uma mistura de muita adrenalina e contemplação da natureza”, frisa o gestor.
Imagem: Moisés SabaEcodownwind: um dos eventos mais esperados pelos amantes do kitesurfe movimenta o litoral do Piauí neste fim de semana.(Imagem:Moisés Saba)

Durante o evento, os velejadores irão recolher o lixo das praias com intuito de conscientizar a todos sobre a importância da manutenção das praias limpas e do turismo sustentável. “O nosso objetivo é unir esporte e sustentabilidade, por isso, durante o percurso fazemos esse trabalho de limpeza e conscientização”, pontua Francisco Flávio (Bagre), organizador do evento.

A 12ª edição do EcoDownwind é realizada pela escola Bagre Kite School, que tem certificação IKO (International Kiteboarding Organization) e está localizada na Praia do Coqueiro.