Desafio Teresina entre Rios estimula ecoturismo e esporte a remo

22/06/2023 16h58


Fonte cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDesafio Teresina entre Rios estimula ecoturismo e esporte a remo(Imagem:Divulgação)Desafio Teresina entre Rios estimula ecoturismo e esporte a remo

Teresina recebe no domingo (25) a 2ª Edição do Desafio Teresina entre Rios, um evento esportivo, cultural e ambiental, que tem o objetivo de estimular o ecoturismo e o esporte a remo nos dois rios que cortam a capital. Este ano, a ação acontece no Rio Parnaíba e promete encantar quem vai participar. As inscrições se encerram nesta quinta-feira (22).

Serão cerca de 100 embarcações no desafio, que irão percorrer aproximadamente 20 quilômetros, entre o bairro Angelim, na zona Sul, na Marina Solarium, e o Parque Ambiental Encontro dos Rios, no bairro Poti Velho, na zona Norte.

“Este percurso estará repleto de cenas culturais e artísticas sobre as águas e embaixo das três pontes, além de uma grande festa de encerramento no Parque Ambiental Encontro dos Rios”, detalha o diretor do vento, Luciano Uchoa.

Um dos participantes ilustres do Desafio Teresina entre Rios será o canoísta Adelson Carneiro Rodrigues, de 61 anos, fez percorreu toda a costa brasileira, do Oiapoque ao Chuí, remando em um caiaque. No total, são 8 mil quilômetros do extremo oeste do estado do Amapá até o último balneário no Sul do Rio Grande do Sul.

Em Teresina, Adelson vai ministrar uma palestra no próximo sábado, 24 de junho, às 17h, no Blue Tree Towers, falando da sua experiência como esportista. No domingo, dia 25, ele estará remando no Rio Parnaíba com os demais participantes do evento.

Luciano destaca que evento tem um apelo visual muito bonito, com a ocupação do rio, mas também tem um impacto importante em termos sociais, ambientais, culturais e econômicos, “Nossa proposta é estimular a ocupação sustentável dos rios, envolvendo os pescadores no planejamento e execução de atividades turísticas nos dois rios, com passeios, vivências e várias outras experiências”, ressalta.

Ele esclarece ainda, que o Desafio Teresina entre Rios, apesar do que o nome sugere, não é uma competição. Podem participar somente embarcações a remo, como canoas e caiaques. Os únicos barcos motorizados permitidos serão as canoas de pescadores ribeirinhos e dos socorristas do evento.

O regulamento do evento está no site: https://xcrono.com.br/, onde também podem ser feitas as inscrições. 

Tópicos: ambiental, evento, desafio