Decisivo no Maraca e em Itaquera, Arrascaeta busca tri após ser carrasco de Flamengo e Corinthians

11/10/2022 08h52


Fonte Globoesporte.com

A Copa do Brasil é o título que falta para essa geração!

A frase está correta, mas não se aplica totalmente para Arrascaeta. Bicampeão com o Cruzeiro, em 2017 e 2018, o uruguaio não apenas foi protagonista nas conquistas mineiras, como se tornou carrasco justamente de Flamengo e Corinthians, que iniciam a decisão deste ano na próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), em Itaquera.
Imagem: Marcos RibolliArrascaeta com a segunda Copa do Brasil que conquistou: protagonista em Itaquera.(Imagem:Marcos Ribolli)Arrascaeta com a segunda Copa do Brasil que conquistou: protagonista em Itaquera.

Ainda longe da unanimidade que se tornou com a camisa do Flamengo, um jovem Arrascaeta teve na Copa do Brasil seu cartão de visitas no futebol brasileiro, ao ponto de ser comprado por 15 milhões de euros (R$ 64 mi) pelo Rubro-Negro no início de 2019. Também pudera, o uruguaio já tinha ferido os cariocas também na Libertadores de 2018, feito que repetiu a dose, agora a favor, diante do Corinthians há pouco mais de dois meses na mesma Arena que voltará a jogar nesta semana.

Quatro minutos e um gol que calou o Maracanã em 2017

Em 2017, Arrascaeta deixou o banco de reservas para dar uma ducha de água fria em quase 70 mil torcedores do Flamengo que encheram o Maracanã para decisão. Após muito pressionar, o time de Reinaldo Rueda abriu o placar com Lucas Paquetá aos 31 minutos do segundo tempo. Foi a deixa para Mano Menezes chamar Arrascaeta, que entrou no lugar de Thiago Neves aos 35.

Bastaram quatro minutos para o garoto de 23 anos iniciar a jogada e correr na área para aproveitar rebote de Thiago em chute de Hudson: 1 a 1, e a decisão ficou para o Mineirão.
Imagem: André Durão / GloboEsporte.com  Arrascaeta comemora gol contra o Flamengo em 2017.(Imagem:André Durão / GloboEsporte.com ) Arrascaeta comemora gol contra o Flamengo em 2017.

Novamente reserva, o meia entrou no jogo logo aos seis minutos por conta da lesão de Raniel. O empate sem gols levou a decisão para os pênaltis, Arrascaeta não esteve entre os cinco cobradores cruzeirenses, mas viu Diego parar em Fábio e levantou seu primeiro título nacional no Brasil.

Em 2018, o Flamengo novamente seria vítima pelas oitavas de final da Libertadores. No jogo de ida, novamente no Maracanã, Arrasca abriu o placar, Thiago Neves ampliou e o 2 a 0 encaminhou a classificação da Raposa. Na volta, o 1 a 0 com gol de Léo Duarte não foi suficiente para os rubro-negros em uma época em que a disputa continental ainda costumava ser traumática.

Do Japão a Itaquera para finalizar o Corinthians

O poder de decisão em jogos importantes fez Arrascaeta ganhar espaço e se tornar protagonista em um Cruzeiro com muitas estrelas. Tanto que o clube tentou de tudo para liberá-lo de data Fifa que o tiraria das finais da Copa do Brasil de 2018, contra o Corinthians. O jogador apelou até para o capitão Diego Godín, mas não convenceu o Maestro Tabárez mesmo já após a Copa da Rússia e seguiu para amistosos na Coreia do Sul e no Japão.
Imagem: Reprodução/ Arquivo Pessoal  Arrascaeta no voo para o Japão com a seleção uruguaia que o tirou do primeiro jogo.(Imagem:Reprodução/ Arquivo Pessoal ) Arrascaeta no voo para o Japão com a seleção uruguaia que o tirou do primeiro jogo.

O Cruzeiro venceu por 1 a 0 no Mineirão, mas armou uma operação toda especial para ter seu camisa 10 no jogo de volta, em Itaquera. Com investimento de cerca de R$ 60 mil, fretou um avião para que Arrascaeta voasse do Japão até São Paulo - com conexão em Dubai - para ficar à disposição de Mano Menezes pouco mais de 24 horas após defender seu país no outro lado do planeta. Valeu a pena!

Novamente, foram necessários poucos minutos para a estrela do uruguaio brilhar e garantir o bi consecutivo do Cruzeiro. Mesmo com voo de mais de um dia nas costas, Arrascaeta foi a arma de Mano para segurar a pressão corintiana em busca da virada que levaria a decisão para os pênaltis.

Com o placar 1 a 1, o colocou na vaga de Rafinha aos 22 do segundo tempo e 15 minutos depois o viu arrancar em contra-ataque para tocar na saída de Cássio e confirmar o sexto título do clube na Copa do Brasil.

Se foi decisivo duas vezes no Maracanã diante do Flamengo, a Neo Química Arena também já viu um segundo momento protagonista do uruguaio. Dessa vez, porém, a favor do rival da próxima quarta. No dia 2 de agosto deste ano, foi Arrascaeta quem marcou um golaço que abriu o placar para a vitória rubro-negra por 2 a 0 que encaminhou a classificação às semifinais da Libertadores da América.

- O Arrascaeta é um atleta de altíssimo nível e se jogar da maneira que vem jogando, se sentindo como tem se sentido, não tenho dúvidas que coisas muito boas vão acontecer - disse Dorival Júnior após o jogo.

Maior garçom do Brasil em 2022
Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo  Arrascaeta em Flamengo x Internacional(Imagem:Marcelo Cortes / Flamengo ) Arrascaeta em Flamengo x Internacional

Os gols decisivos chamam a atenção, mas Arrascaeta a cada ano que passa se torna ainda mais importante no Flamengo pela capacidade de criação. E os números em 2022 são impressionantes.

Com 18 assistências, o uruguaio é quem mais serviu companheiros para gol no futebol brasileiro na temporada, com uma a mais que Gustavo Scarpa. Além disso, balançou as redes em 12 oportunidades. São 30 participações em gol, uma a cada 133 minutos na temporada, em 52 partidas - 42 como titular, segundo levantamento do Espião Estatístico.

Contratado no início de 2019, Arrascaeta soma nove títulos com camisa do Flamengo: três Cariocas, dois Brasileirões, duas Supercopas, uma Recopa e uma Libertadores. Em 189 partidas, são 51 gols marcados e 66 assistências.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: jogo, flamengo, arrascaeta