De olho em talentos, Piauí leva sete atletas para Brasileiro Sub-13 de Judô

20/08/2014 18h42


Fonte G1 PI

Imagem: Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COMClique para ampliarTécnico não quer pressão sobre atletas para não interferir na experiência dos pequenos judocas (Imagem:Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COM)
Sete judocas piauienses estão levantando voo no próximo fim de semana para aquela que pode ser a viagem mais importante do ano. Disputando a categoria Sub-13, os pequenos atletas viajam pela primeira vez para uma edição de Campeonato Brasileiro. O torneio acontece nos dias 23 e 24 de agosto, em João Pessoa. Vai ser um primeiro teste para avaliar aqueles atletas de potencial no país inteiro.

A mais nova categoria de competição do judô brasileiro será "um tiro no escuro". Ninguém se conhece ou sabe o nível dos pequenos judocas adversários de outro estado. Então, resta a cada técnico apostar nos seus atletas. No Piauí, as apostas do técnico Queiroz Filho ficam com Michelly da Silva (-34kg), Larissa Morais (-42kg), Mariana Almeida (-52kg), Mauro César (-31kg), Francisco Oliveira( -34kg), Vinícius Silva (-38kg) e Luis Gustavo Tourinho (-42kg).

- Nessa idade é complicado falarmos em expectativa de medalhas porque nesse momento são somente alunos praticando judô, mas já vamos atrás daqueles que têm uma técnica mais apurada para ficarmos de olho, mas nada de cobranças por resultados – afirma o técnico da delegação piauiense.

O técnico evita falar até mesmo em um torneio para se descobrir talentos, pois acredita que essa pressão possa ser prejudicial ao desenvolvimento dos judocas. O exemplo de incentivo vem de Vinícius Silva que treina desde os quatro anos e é incentivado por seu pai, que treina junto com ele.

A competição é considerada importante porque também serve para que sejam definidos os nomes que vão compor as primeiras seleções nas disputas de Sul-Americanos e Pan-Americanos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: silva, técnico, atletas