Crivella diz que não pode haver jogos até quinta

21/06/2020 16h10


Fonte Globo esporte

Imagem: ReproduçãoCrivella diz que não pode haver jogos até quinta(Imagem:Reprodução)
Suspende, libera, adia, publica decreto, anula decreto... O sábado foi movimentado para as discussões sobre o futuro do Campeonato Carioca. No centro do debate: Marcelo Crivella. Neste domingo, o prefeito inaugurou uma obra no Pólo Comunitário de Campo Grande, explicou a decisão, mas o impasse continua.

Dependendo de aprovação de protocolos pela Vigilância Sanitária, Crivella afirmou que não poderá haver jogos de segunda até quarta-feira. Porém, como há jogos marcados para quarta, ele falou em "compatibilizar protocolos" ao ser questionado.
Crivella afirmou que o decreto não precisará ser ajustado, porque a validade é no primeiro dia útil, a partir desta segunda-feira, quando as duas equipes, da Vigilância Sanitária municipal e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) já estarão em reunião para compatibilizar os protocolos.

A assessoria da Prefeitura informou que o decreto tem validade até quinta-feira e, portanto, suspende somente jogos de Botafogo e Fluminense até essas datas. O órgão espera que haja um acordo até lá para as partidas seguintes. Do contrário, avaliará quais medidas tomar em relação ao caso dos clubes que já se mostraram contrários à retomada do esporte neste momento.

Crivella disse que o Vasco entraria em campo neste domingo, em jogo já adiado pela Ferj e remarcado para quarta-feira. Ele explicou que uma reunião discutirá a liberação de Flamengo x Boavista na quarta.

- Quais jogos estão suspensos? Os jogos de Botafogo e Fluminense. O Vasco joga hoje? Joga. Porque o decreto quando é publicado não vale o dia, o primeiro dia não vale. Conta o último, que está incluído, mas o primeiro não conta. Os jogos de hoje (domingo) vão acontecer normalmente. Na segunda, na terça, na quarta, não vão poder jogar. Há o jogo do Flamengo na quarta-feira, que nós esperamos compatibilizar esses dois protocolos na segunda ou na terça em reunião com eles.

O prefeito do Rio de Janeiro declarou ainda que o motivo do decreto é uma incompatibilidade entre protocolos de vigilância sanitária:

- A questão do futebol é a seguinte: houve um novo protocolo da vigilância sanitária apresentado pela Federação. Então, a vigilância sanitária do Rio de Janeiro pediu para fazer uma reunião com eles e estabelecer, compatibilizar o que eles colocam no protocolo dele com o nosso. Isso que vamos fazer segunda, terça e quarta. Então, nesses dias, não vamos ter futebol.
Crivella explicou que o decreto - que afetará somente Botafogo, Fluminense e seus adversários - foi necessário porque a Ferj postou em seu site protocolos sanitários divergentes dos da Prefeitura.
- Houve um novo protocolo sanitário apresentado pela Ferj, mas diferente do protocolo da Vigilância Sanitária da Prefeitura, que, então, pediu uma reunião com a Ferj para compatibilizar as regras oficiais e a realização das partidas de futebol. É, portanto, o que vamos fazer na segunda, terça e quarta-feira. Porém, esperamos compatibilizar logo esses dois protocolos para, já na quarta-feira, 24/06, haver jogos – disse o prefeito, acreditando que não deverá haver impedimento para jogos nesta data do Flamengo e quais outros estiverem marcados.

As partidas, válidas pela quarta rodada da Taça Rio, dariam sequência à retomada do Carioca, iniciada na quinta com a vitória do Flamengo sobre o Bangu - a competição foi paralisada em 16 de março por conta da pandemia do novo coronavírus. Porém, motivaram uma sucessão de decisões confusas ao longo do sábado.

O dia contou com reunião fracassada com o STJD, decreto do prefeito Marcelo Crivella - que depois voltou atrás em parte do conteúdo da publicação -, possível mudança de local dos jogos de domingo e finalmente adiamento dos confrontos.

Alfredo Sampaio, presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio, lamentou a confusão que envolveu as medidas da prefeitura, mas acredita que a suspensão do campeonato por alguns dias vai ser benéfica ao permitir que os jogadores de Fluminense e Bangu tenham mais tempo para aperfeiçoar o condiocionamento físico.

- Acaba sendo ruim para a credibilidade do futebol. Depõe um pouco contra o futebol no estado, mas a gente tem sempre que tentar ver pelo lado bom, eu acho que eu vinha defendendo, o sindicato defendia que os atletas deveriam ter um tempo maior para treinamento e para estarem preparados, até para ter um nivelamento melhor dos jogos. Onde todos estivessem próximos na condição de jogos. Até comentei com alguns capitães, nesse aspecto vai ser bom porque terão um tempo a mais de treinamento - afirmou Sampaio.


Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: jogos, fluminense, partidas