Corisabbá recorre após perda de pontos e pede suspensão das semifinais até resolução definitiva

21/03/2023 12h32


Fonte ge.globo.com/pi

Imagem: Weslley DouglasCorisabbá x Fluminense-PI, Campeonato Piauiense 2023.(Imagem:Weslley Douglas)Corisabbá x Fluminense-PI, Campeonato Piauiense 2023.

A semana que antecede a última rodada da primeira fase do Campeonato Piauiense promete ser agitada também nos bastidores. O Corisabbá protocolou recurso no fim da tarde desta segunda-feira ao pleno do TJD-PI, buscando reverter a decisão da Comissão Disciplinar em que o clube foi punido com a perda de três pontos por escalação irregular de jogadores. Além disso, o jurídico do clube de Floriano pede que, em caso de decisão desfavorável na 2ª instância, que o campeonato fique suspenso até se esgotarem os recursos previstos na legislação.

A tese que o clube deve apresentar no novo julgamento é a mesma apresentada na Comissão Disciplinar: que o Corisabbá foi prejudicado por erros na confecção da tabela de jogos. Uma novidade é que o jurídico também irá argumentar falhas no rito processual no julgamento da Comissão Disciplinar.

- Houve mudança de jogos na tabela que não deveriam existir. Porque a 10ª rodada aconteceu antes da 9ª? Não existe motivo plausível para isso. Isso tirou o direito do Corisabbá e dos jogadores de cumprirem uma suspensão automática. E há também questões processuais. A súmula, que deve ser feita no dia do jogo, foi feita um mês antes. É outra situação que a gente não consegue entender porque houve – afirmou o advogado Adriano Paulo, que representa o Corisabbá.

O Pleno do TJD-PI é a 2ª instância do Tribunal, que pode reformar a decisão da Comissão Disciplinar. Em caso de novo revés, o jurídico do Corisabbá pretende levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Pensando nesta possibilidade, o clube incluiu entre os pedidos no recurso a suspensão do campeonato até que sejam esgotadas as vias legais para discutir a questão.

- A gente está bem convicto do que a gente entende, está bem claro para nós. Estamos tranquilos e vamos aguardar o julgamento. A gente espera vencer logo agora no Pleno, mas se não acontecer a gente pode levar para outra instância. Diante do que está em jogo, pedimos a suspensão da fase semifinal até o esgotamento de todos os recursos previstos na legislação – confirmou o advogado.

Relembre o caso

A procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) apresentou denúncia contra o Corisabbá por escalação irregular dos jogadores Wellerson (Uberaba) e Márcio Adriano quando a equipe enfrentou o Comercial-PI, pela 12ª rodada do Campeonato Piauiense. A denúncia aconteceu após recebimento de ofício da Federação de Futebol do Piauí (FFP).
Imagem: Eleven Sports  Comercial-PI x Corisabbá(Imagem:Eleven Sports ) Comercial-PI x Corisabbá

No entendimento dos auditores do tribunal e de acordo com o regulamento da competição, os atletas deveriam ter cumprido a suspensão na partida, devido terem sido expulsos na partida anterior, contra o Fluminense-PI e válida pela 9ª rodada do estadual.

O entendimento do Cori foi que a suspensão dos jogadores foi cumprida na 10ª rodada do torneio, contra o Ferroviário-PI, no W.O.. A partida, no entanto, consta na tabela no dia 18 de fevereiro, portanto antes do jogo contra o Fluminense-PI, realizado no dia 25 de fevereiro.

O Corisabbá foi punido pela comissão disciplinar do TJD-PI e perdeu três pontos na disputa do Campeonato Piauiense, além de sofrer multa de R$ 1000. O julgamento foi realizado na última terça-feira, em sessão virtual. O clube foi declarado culpado pela Justiça, por 4 votos a 2.

Com a atual configuração, o Corisabbá, que tinha 15 pontos conquistados na tabela de classificação passou a registrar 12 pontos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook