Corinthians corta pagamento de ajuda de custos a atletas amadores por conta da crise

02/05/2020 07h41


Fonte Globo esporte

Imagem: ReproduçãoJogadores do time sub-18 do futsal do Corinthians(Imagem:Reprodução)Jogadores do time sub-18 do futsal do Corinthians
 O Corinthians suspendeu os pagamentos da ajuda de custos dada aos atletas amadores de diferentes modalidades do clube. A justificativa para o corte foi a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A informação foi confirmada pelo diretor de esportes terrestres do Corinthians, Donato Votta. Ele afirmou que, na maioria dos casos, o principal objetivo da ajuda de custos é viabilizar a ida aos treinos, que estão suspensos desde março.

Procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, o Corinthians se recusou a informar quantos atletas recebem ajuda de custo atualmente e quais modalidades foram afetadas. Por meio de assessoria de imprensa, o clube disse que não irá se pronunciar.

Os atletas afetados atuam em times de base e não têm contrato profissional. É o caso, por exemplo, dos jovens do futsal. Em seu site oficial, o Corinthians informa que a modalidade tem 250 atletas distribuídos em 14 categorias, dez no masculino e quatro no feminino (o número engloba jogadores profissionais).

Para tentar minimizar os impactos destes cortes, algumas pessoas estão se mobilizando. O ex-jogador de basquete Gustavinho Lima, hoje supervisor da categoria sub-19, realizou uma rifa na qual arrecadou R$ 6,7 mil. O valor será distribuído igualmente entre 20 atletas.

– Entendo que estamos passando por um momento difícil, que cortes vêm sendo feitos de todos os lados, entendo a necessidade desses cortes. Mas eu enxergo o esporte como uma coisa fundamental e ele tem que ser tratado como prioridade, principalmente com incentivos governamentais. Os atletas de base representam o futuro e eu acredito no esporte como agente de transformação social. Partiu meu coração ver a meninada que está ali na beira do profissional ter seus contratos suspensos. Muitas vezes eles ganham R$ 800 reais e têm que ajudar em casa, uma série de coisas que torna a vida muito difícil para eles – contou Gustavinho, que foi o capitão do Corinthians no título da Liga Ouro em 2018.

No futsal houve ação parecida. O ex-jogador Vander Carioca, que hoje é supervisor do time sub-20 do Corinthians, está realizando uma vaquinha online para arrecadar fundos para os atletas da categoria.

Na última quarta-feira, o Corinthians anunciou corte de até 70% nos pagamentos dos funcionários do clube. Um dia depois, o Timão chegou a acordo para reduzir em 25% os salários dos jogadores (apenas na CLT, sem afetar direitos de imagem).

Em entrevista recente, o presidente Andrés Sanchez falou que pagará salários enquanto tiver dinheiro.

– Não estou dizendo que não vou pagar, mas vou escalonar. Quando voltar o futebol, não vai ter receita dobrada. Eu sou franco. Quando tiver receita, eu vou pagar. Se não tiver, vou avisar – declarou, à "Band".



Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews