Copa do Brasil 2024: Corinthians e mais seis equipes garantem vaga no fim de semana

27/11/2023 13h41


Fonte ge

Os jogos do fim de semana, além de aumentar ainda mais a briga pelo título do Brasileirão, garantiram mais sete equipes na Copa do Brasil 2024: seis beneficiadas por clubes do mesmo estado que entrarão diretamente na terceira fase, incluindo o Corinthians, beneficiado pelo rival Palmeiras, e o Marcílio Dias, que se classificou com o título da Copa Santa Catarina.

O ge detalha abaixo a classificação de cada um deles:
Imagem: Marcos RibolliCopa do Brasil(Imagem:Marcos Ribolli)

Copa Santa Catarina

Pelo regulamento da Copa do Brasil, Santa Catarina tem direito a três vagas na competição. A federação local destina duas destas vagas para o estadual, que foram conquistadas por Criciúma e Brusque, campeão e vice, respectivamente, e outra para a Copa Santa Catarina.

A competição teve a final realizada no último domingo. Depois de empatar em casa com o Concórdia, o Marcílio Dias foi buscar a vitória fora no jogo de volta, garantiu o título e, de quebra, a vaga na maior competição do país na próxima temporada.
Imagem: Bruno Golembiewski/CNMDMarcílio Dias se garantiu na Copa do Brasil.(Imagem: Bruno Golembiewski/CNMD)Marcílio Dias se garantiu na Copa do Brasil.

Brasileirão

A Copa do Brasil é disputada por 92 equipes: 80 classificadas via estaduais e 12 que entram diretamente na terceira fase. Estas 12 vagas são divididas da seguinte forma:
  • Campeão da Copa do Nordeste (Ceará)
  • Campeão da Copa Verde (Goiás)
  • Participantes da Libertadores
  • Vagas remanescentes do Brasileirão

O Brasil terá oito clubes participantes da competição continental na próxima temporada: Fluminense (atual campeão), São Paulo (campeão da Copa do Brasil) e os seis primeiros colocados ao fim do Brasileirão. Juntando os participantes da Libertadores com os campeões regionais e da Série B, resta uma vaga que será destinada ao melhor colocado no Brasileiro que não se enquadre nos critérios anteriores, e é esta vaga que está em aberto.

A 35ª rodada do Brasileirão, realizada no fim de semana, garantiu três equipes no G-6 e, consequentemente, na Libertadores do próximo ano e na terceira fase da Copa do Brasil: Palmeiras, Flamengo e Botafogo.

Com isso, abriram-se mais três vagas via estaduais, e assim entraram para a Copa do Brasil o Corinthians (6º colocado no Paulista), Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ (7º e 8º no Carioca).
Imagem: Gilvan de Souza / CRFResultados de Flamengo e Botafogo classificaram equipes cariocas na Copa do Brasil.(Imagem:Gilvan de Souza / CRF)Resultados de Flamengo e Botafogo classificaram equipes cariocas na Copa do Brasil.

As outras três equipes atualmente no G-6 (Atlético-MG, Grêmio e Bragantino) ainda podem ser ultrapassadas pelo Athletico-PR e, por isso, não estão garantidas na Libertadores. Ainda assim, mesmo que um destes venha a ser ultrapassado e não se classifique para a Libertadores, estará na terceira fase da Copa do Brasil pela vaga remanescente no Brasileirão.

Por isso, mais três vagas foram abertas para os seus respectivos estaduais: Villa Nova-MG (vice-campeão do Troféu Inconfidência), Juventude (5º colocado no Gaúcho) e Botafogo-SP (8º colocado no Paulista).

Assim, falta apenas a definição do melhor colocado no Brasileirão não classificado para a Libertadores para definir a última vaga na Copa do Brasil 2024. Atualmente, quem corresponde a este posto na disputa nacional é o Athletico-PR, o que abriria uma vaga para o Campeonato Paranaense, que seria ocupada pelo Cianorte (6º colocado no estadual).

No entanto, caso o Athletico perca a posição para uma equipe de outro estado, a última vaga será destinada para o estadual desta respectiva equipe.

Tópicos: brasil, copa, vaga