Coincidência? Fla volta a ver desempenho oscilar desde saída de Jorginho, que é dúvida para quinta
23/09/2025 10h14Fonte ge
Jorginho enfim volta contra o Estudiantes? A terça-feira vai dar uma pista quando sair a lista de relacionados para o voo do Flamengo rumo à Argentina nesta tarde. Mas como será uma viagem casada (de Buenos Aires o time embarca direto para São Paulo, onde enfrenta o Corinthians no domingo), a presença do volante na relação não necessariamente significa um reforço para quinta.O jogador trata um edema na coxa esquerda e vinha sendo vetado pelo departamento médico. Ao longo da última semana, Jorginho voltou a treinar no campo e iniciou a fase de transição com exercícios de condicionamento físico acompanhados por fisioterapeuta. Mas ele até agora não foi reintegrado ao elenco e continua como dúvida para o jogo decisivo das quartas de final da Libertadores, às 21h30 (de Brasília) no estádio Jorge Luis Hirschi.
Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo
Jorginho em tratamento no departamento médico do Flamengo.

Com só mais dois treinos antes da partida, um no Ninho do Urubu na manhã desta terça e outro na Argentina na quarta, o Flamengo corre contra o tempo para tentar oferecer o reforço a Filipe Luís. Caso contrário, a tendência é que a dupla de volantes seja formada por De la Cruz e Saúl.
— Estamos trabalhando para recuperá-lo para quinta-feira. Vamos ver se conseguimos ter a volta dele. É muito importante para a gente. Um líder fora e dentro do campo. Se recuperar, vai ajudar muito — disse o treinador em entrevista coletiva após o empate em 1 a 1 com o Vasco no domingo.
Jorginho dependência?
Maior artilheiro e garçom, Arrascaeta é sem dúvidas o principal jogador do Flamengo na temporada. Mas a sequência atual sem Jorginho coincide com a volta da oscilação do time. Depois da Copa do Mundo de Clubes, o Rubro-Negro atravessou um período de contestações após perder Gerson (vendido) e Pulgar (lesionado), e enquanto aguardava a contratações de reforços na janela. A maré mudou quando Filipe Luís encaixou uma nova dupla de volantes.
Com Saúl ao lado de Jorginho no meio de campo, o Flamengo emplacou e voltou a apresentar a "nota artística, como diria Jorge Jesus. Mas a última grande atuação foi também o último jogo do volante ítalo-brasileiro: a impiedosa goleada por 8 a 0 sobre o Vitória no Maracanã, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, foram quatro partidas sem grandes brilhos.
Imagem: Alexandre Durão
Jorginho em Flamengo x Vitória

No empate em 1 a 1 com o Grêmio no Maracanã, o Flamengo teve o domínio, mas dificuldade para furar a retranca gaúcha e terminou castigado no fim. O 2 a 0 sobre o Juventude no Alfredo Jaconi foi a melhor atuação do período, só que com uma exibição mais de controle e sem sofrer do que de dar espetáculo (o segundo gol só saiu no fim). Na vitória de 2 a 1 diante do Estudiantes no Maracanã, o time foi avassalador no primeiro tempo, mas não manteve para o segundo e levou um gol após a expulsão de Plata. E no 1 a 1 com o Vasco, o mistão rubro-negro não encaixou.
Jorginho tem 15 jogos pelo Flamengo desde que foi contratado na janela do Mundial de Clubes, foram 11 vitórias, dois empates e duas derrotas (77,7% de aproveitamento). Com ele, o time marcou 30 gols e sofreu só 10. Sem o ítalo-brasileiro, o Rubro-Negro teve três vitórias, dois empates e uma derrota (61,1% de rendimento), e a equipe fez oito gols e levou cinco no período.
Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews