Cavalo morre após bater a cabeça em árvore, e amazona tem quadro estável

28/08/2014 18h25


Fonte GloboEsporte.com

 Número 496 do ranking mundial, a amazona costarriquenha Cláudia Romero Chacon, de 37 anos, sofreu um acidente grave nesta quinta-feira e o cavalo dela, Dorado, faleceu na hora após bater a cabeça em uma árvore durante a prova do enduro dos Jogos Mundiais de hipismo, que estão acontecendo, em Sartilly, na França. Chacon foi levada para um hospital local para passar por uma cirurgia. O quadro da atleta é considerado grave, mas estável, segundo comunicado comunicado da organização da prova.

A Federação Equestre Internacional (FEI) abriu uma investigação para apurar as causas do acidente, ocorrido a 400m metros do ponto de controle do enduro. Após analisar as circunstâncias, a entidade que comanda o hipismo informou que o cavalo bateu a cabeça em uma árvore que estava do lado de fora do percurso e que ele não escorregou antes de cair.

Imagem: APCavalos percorrem paisagem bucólica durante a prova de enduro na qual ocorreu o acidente.(Imagem:AP)Cavalos percorrem paisagem bucólica durante a prova de enduro na qual ocorreu o acidente.

Outros dois acidentes menores também aconteceram no mesmo evento. Um deles também envolvendo um competidor da Costa Rica. Alberto Morales Morales foi encaminhado ao hospital após reclamar de dores no pescoço depois de completar a primeira parte do percurso. Já a uruguaia Isha Judd fraturou o fêmur direito após cair do seu cavalo.

Na disputa, os brasileiros Rafael Salvador e André Vidiz participaram da prova vencida por Sheik Hamdan bin Mohd Al Maktoum/Yamamah, dos Emirados Árabes Unidos, que terminou o percurso em 8h8min28s, seguido pela holandesa Marijke Visser/Laiza de Jalima, com 8h19min07s. O bronze ficou com Abdulrahman Saad A.S Al Sulaiteen/Koheilan Kincso, do Catar, com 8h56min23s. Rafael foi o 16º colocado e André acabou em 18º.

O enduro

Modalidade que não faz parte dos Jogos Olímpicos, o enduro é uma prova de resistência. Os cavalos e cavaleiros devem percorrer um percurso de 160km, com obstáculos naturais, como subidas, riachos ou solo arenoso. Vence quem completar o trajeto em menor tempo. A prova é considerada com grande grau de dificuldade e, por conta disso, acidentes são comuns.

Imagem: Reprodução/TwitterCavalos sobem percurso com obstáculos naturais no enduro dos Jogos Mundiais.(Imagem:Reprodução/Twitter)Cavalos sobem percurso com obstáculos naturais no enduro dos Jogos Mundiais.

Imagem: Luis Ruas /CBHEnduro contou com a participação de 166 cavaleiros e amazonas de 47 países.(Imagem:Luis Ruas /CBH)Enduro contou com a participação de 166 cavaleiros e amazonas de 47 países.




Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: enduro, percurso, cavalo