Botafogo anuncia a chegada do técnico português Bruno Lage

08/07/2023 12h38


Fonte O Globo

Imagem: Twitter/SL BenficaBruno Lage, ex-Benfica e Wolves, é o novo técnico do Botafogo.(Imagem:Twitter/SL Benfica)Bruno Lage, ex-Benfica e Wolves, é o novo técnico do Botafogo.

Oito dias depois de anunciar a saída do técnico Luís Castro para o Al-Nassr, da Arábia Saudita, o Botafogo divulgou em suas redes sociais o acordo com o português Bruno Lage, ex-Wolverhampton, para assumir o comando técnico da equipe. O GLOBO já havia noticiado o acerto entre ambos na última sexta-feira.

Em nota divulgada pelo Botaofog, Lage chega acompanhado dos seguintes profissionais em sua comissão técnica: Alexandre Silva (treinador adjunto), Carlos Cachada (treinador adjunto), Luís Nascimento (treinador adjunto), Jhony Conceição (analista) e Diogo Camacho (analista).

Bruno Lage deve fazer sua estreia pelo Botafogo na partida contra o Patronato, na próxima quarta-feira, pelos playoffs da Sul-Americana. Antes disso, o clube carioca enfrenta o vice-líder Grêmio, na Arena do Grêmio, no domingo, para tentar aumentar ainda mais a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro.

"Botafogo comunica que chegou a um acordo com o português Bruno Lage para assumir o comando técnico da equipe profissional. Seja bem-vindo ao Glorioso, Professor!",
escreveu o Botafogo.

As conversas entre o alvinegro e o treinador começaram antes mesmo de Castro anunciar a decisão de ir para o Al-Nassr. Sabendo da possibilidade real do português aceitar a proposta dos árabes e deixar o clube carioca, John Textor começou a conversar com Lage e deixou claro o desejo em contratar o também português e apresentou o projeto do alvinegro.

Na última sexta-feira, Bruno Lage assinou contrato com o Botafogo apenas até dezembro de 2023. A meta é clara: manter o time na liderança do Brasileirão para que o clube possa voltar a conquistar o título brasileiro depois de 28 anos. Há também cláusula para renovação até 2024, o que será conversado ao fim da temporada. O treinador chegará ao Rio de Janeiro no início da próxima semana.

Conheça o novo treinador

Lage tem 47 anos e uma carreira curta como técnico de futebol profissional, mas de sucesso. Hoje sem clube, o profissional trabalhou nas principais categorias de base do Benfica e do Al-Ahli antes de ser auxiliar técnico de Carlos Carvalhal no Swansea e no Sheffield Wedsnesday, do futebol inglês. Depois, foi técnico do time B do Benfica até enfim ganhar a primeira chance no time principal dos encarnados em 2019.

Por lá, a trajetória foi curta e bem sucedida: 76 jogos e dois títulos conquistados, a Liga Portuguesa e a Supertaça de Portugal, ambos em 2019. Na campanha do título português, Gabriel Pires, meia atualmente no Botafogo, foi um dos destaques do time treinado por Lage.

O sucesso chamou atenção do futebol inglês, para o qual voltou em junho de 2021, desta vez como técnico de fato: substituiu Nuno Espírito Santo no Wolverhampton. Nos Wolves, seu último trabalho, foram 51 jogos, 19 vitórias, 10 empates e 22 derrotas em pouco mais de um ano. Saiu após uma sequência ruim no início da temporada 2022/23, com apenas uma vitória, três empates e quatro derrotas nas oito primeiras rodadas de Premier League. Seu aproveitamento foi de 43%.


Tópicos: clube, treinador, botafogo