Bom gestor e adepto do futebol ofensivo: conheça Artur Jorge, novo técnico do Botafogo

30/03/2024 08h59


Fonte Globo Esporte

Imagem: BragaArtur Jorge com a Taça da Liga(Imagem:Braga)Artur Jorge com a Taça da Liga

Sem curvas para falar com jogadores, de boa gestão de elenco, "resenha" nos momentos certos para descontrair e estimulador de diferentes dinâmicas ofensivas . Assim o treinador português Artur Jorge, de 52 anos, é definido por quem trabalhou com ele. Ele foi o nome escolhido por John Textor para assumir o Botafogo após mais de um mês de procura pelo novo técnico.

O ex-jogador de futebol fez carreira como zagueiro entre 1984 e 2005, foi formado pelas categorias de base do Braga e fez 12 temporadas pelo clube do extremo norte de Portugal. Após se aposentar, em 2005, investiu na carreira de treinador e deu os primeiros passos na base dos Guerreiros do Minho, onde permanecia desde 2019.

Desde então construiu sua própria personalidade com treinador, baseado nas experiências que teve como jogador. Um dos pilares da relação interna é a boa gestão do elenco, sabendo os atalhos para se relacionar com os atletas. Segundo um companheiro de clube, "é um cara que gosta da resenha antes do treino, mas é muito sério quando o trabalho começa", além de saber levar o grupo que é responsável.

Um ponto de destaque é a forma direta como conversa com um jogador quando se trata de trabalho. Ele vai direto ao ponto e se tem algo a dizer para o atleta, ele fala sem meias palavras.

Imagem: BragaArtur Jorge comemora título com jogadores (Imagem:Braga)Artur Jorge comemora título com jogadores 

Dinâmicas e variações ofensivas

Artur foi responsável pela melhor campanha da história do Braga na Liga Portuguesa na temporada 2022/2023, com maior número de vitórias, pontos e gols. Isso pode-se creditar ao foco no setor ofensivo.

O português, que somou experiência ao marcar atacantes europeus em sua carreira como atleta, costuma criar muitas dinâmicas de ataque. Não existe uma forma específica para jogadas ofensivas, mas diferentes variações como estratégias para enfrentar diferentes adversários.

No Braga, as variações também passam pelos esquemas. Atualmente, ele opta pelo 4-4-2, mas já usou outras opções - passando por uma primeira linha de cinco, também com quatro homens no meio-campo, ou com apenas um atacante de referência na frente, no 4-2-3-1.

A ofensividade desejada pelo português é pauta quase que diária dos treinos, e vai ao encontro das ideias do treinador interino Fábio Matias. O paranaense insistiu na teoria da combatividade, que transformou em resultados positivos nos oito jogos que esteve à frente do Botafogo.

Em fevereiro, Artur Jorge atingiu a marca de 100 jogos pelo Braga como treinador, com 62 vitórias, 14 empates, 24 derrotas. Foram 204 gols marcados, 122 sofridos e um título da Liga.

Família do futebol

O treinador é pai do zagueiro homônimo: Artur Jorge, defensor de 29 anos do Farense, que também foi formado nas categorias de base do Braga. No dia 17 de fevereiro, inclusive, enfrentou o time do pai, mas foi derrotado por 2 a 1, em jogo pela 22ª rodada da Liga de Portugal.

Imagem: ReproduçãoPai e filho se cumprimentam em duelo entre Farense e Braga(Imagem: Reprodução)Pai e filho se cumprimentam em duelo entre Farense e Braga

Mas a linhagem do futebol não para por aí. O treinador do Botafogo é filho de um multicampeão português, que atuava como atacante. Artur Jorge faleceu no dia 22 de fevereiro, aos 78 anos em Lisboa, vítima de doença prolongada.

Natural do Porto, Artur Jorge tornou-se um nome importante do futebol português ao se tornar o primeiro treinador do país campeão europeu de clubes, quando o Porto conquistou a principal competição de clubes da UEFA, com a vitória sobre o Bayern de Munique, em 1987.

Artur Jorge tinha contrato até o meio de 2025 com o Braga e multa de 10 milhões de euros (R$ 53,9 milhões, na cotação atual). Este valor, porém, não será cobrado: o comandante já sairia da equipe no fim da temporada de qualquer jeito - o Braga tem acordo encaminhado com Daniel Sousa, do Arouca.

A tendência é que o comandante chegue ao Rio de Janeiro na próxima terça-feira.