Bastidores: contratação de Zakaria causa desconfiança no Corinthians e desmentido público de Dorival
10/02/2026 09h08Fonte ge
A contratação do meio-campista marroquino Zakaria Labyad, uma sugestão de Memphis Depay, causou estranheza no Corinthians e levou o técnico Dorival Júnior a fazer questão de falar publicamente não ter sido o responsável por indicá-lo.O nome do marroquino chegou ao Corinthians por meio de Memphis, de quem é amigo. Os dois jogaram juntos no PSV, da Holanda, na temporada 2011/2012.
O atacante holandês sugeriu o jogador a Renan Bloise, gerente de análise de mercado que ganhou força no clube com a chegada do executivo Marcelo Paz, no fim do ano passado.
Labyad teve o aval do departamento de scout, o que provocou questionamentos no clube, já que o marroquino, de 32 anos, não vinha se destacando, possuía histórico de problemas físicos e jogou duas temporadas na China, passando longe do radar de clubes brasileiros.
Pessoas em torno do presidente Osmar Stabile o alertaram sobre as preocupações quanto ao desempenho do marroquino. Foram ouvidas recomendações contrárias de quem já jogou com o meia.
Imagem: Reprodução/Instagram
Meio-campista marroquino Zakaria Labyad.
Meio-campista marroquino Zakaria Labyad.Prevaleceu, entretanto, o entendimento de que se trata de uma aposta válida, porque o jogador estava livre no mercado, o que não exigiria pagamento pela transferência, e viria com salário considerado adequado ao novo padrão financeiro estabelecido pela diretoria.
Nos bastidores, quem aconselhou Stabile fez questão de dizer que, em dando errado a contratação, a conta recairia sobre a equipe de análise de mercado. A contratação dele é vista com ceticismo e desconfiança por conselheiros do presidente, mas com a esperança de que dê certo.
A diretoria, por sua vez, garante que a sugestão de Memphis passou por avaliações do departamento de futebol, sendo posteriormente apresentada à comissão técnica, com a anuência para a contratação.
Para a cúpula alvinegra, o momento do Corinthians no mercado é de criatividade, aliada à realidade financeira do clube, e a chegada de Labyad se encaixa nesses termos.
O marroquino chegou a São Paulo na noite do último domingo e foi direto para a Neo Química Arena, onde assistiu à vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Corinthians em um camarote com integrantes do estafe de Memphis.
Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Técnico Dorival Júnior em treino do Corinthians no CT Joaquim Grava.
Técnico Dorival Júnior em treino do Corinthians no CT Joaquim Grava.Depois da partida, ao ser perguntado sobre o marroquino em entrevista coletiva, Dorival fez questão de dizer publicamente que não pediu a contratação dele.
O treinador estava bastante contrariado com a informação que circulou de que teria sido o responsável por indicar o marroquino. Ele chegou ao estádio decidido a falar sobre o assunto para negar a autoria da indicação. Avisou a diretoria e o presidente que faria isso no encontro com os jornalistas após o jogo.
— O Zakaria não foi um pedido meu, mas estou aqui para treinar a equipe. Conheço pouco o atleta, tive algumas informações do Memphis. Que venha e possa acrescentar, será tratado muito bem. Não foi indicação minha, mas não tem problema algum. Será um atleta importante — comentou Dorival.
Ao ser perguntado sobre quem teria indicado Zakaria, o treinador disse que não falaria mais sobre o assunto. Ele também não quis confirmar se aprovou a contratação.
Foi uma demonstração do desconforto que as circunstâncias da contratação e as notícias sobre ela causaram internamente no clube. Ele assinará contrato com o Corinthians até o fim de 2026.
Labyad começou a carreira nas categorias de base do PSV, assim como Memphis, e passou por clubes como Sporting, de Portugal, e FC Utrecht e Ajax, da Holanda, antes de se transferir para a China, onde jogou por Yunnan Yukun e Dalian Yingbo FC.
Foram 25 partidas, seis gols e quatro assistências no ano passado e 31 jogos, seis gols e nove assistências em 2024.
Quem é Zakaria Labyad
Idade: 32 anos (09/03/1993)
Posição: meio-campista (destro)
Carreira: 357 jogos | 81 gols | 37 assistências
Clubes: PSV (Holanda), Sporting (Portugal), Vitesse (Holanda), Fulham (Inglaterra), Utrecht (Holanda), Ajax (Holanda), Yunnan Yukun (China) e Dalian Yingbo (China).
Títulos: Campeonato Holandês (2018/19, 2020/21 e 2021/22); Taça dos Países Baixos (2011/12, 2018/19 e 2020/21) e Segunda Liga Chinesa (2024).
Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes












