Ativo de R$ 18 milhões do Atlético-MG, Nathan precisa recalcular rota após "não" ao Fluminense

06/01/2023 11h46


Fonte globo esporte

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAo final deste ano, restaram seis meses de contrato entre Nathan e Atlético, e o período no qual ele pode assinar pré-contrato com outro clube. Um cenário que irá obrigar as partes(Imagem:Reprodução)
O meia-atacante Nathan manifestou publicamente a vontade de voltar a ser aproveitado pelo Atlético-MG. Mas a situação está longe de um consenso. Inclusive, a recusa do jogador em ficar no Fluminense gerou desgaste dos dois lados, e, principalmente, no próprio Galo.

Nathan está fora dos planos da diretoria, até por opção do próprio Eduardo Coudet. Ele sabe disso. O "pepino" precisa ser resolvido com recálculo de rota do projeto esportivo do jogador. Nathan quer voltar, só que o Atlético não abriu as portas neste momento. E é um ativo que custou 3 milhões de euros em 2020 - R$ 17,9 milhões na cotação da época.

O Galo pagou tal valor ao Chelsea para comprar 100% dos direitos do jogador, após dois contratos de empréstimo. Apesar das cifras milionárias - que na época geraram críticas de parte da torcida - foi uma negociação por menos da metade dos valores pré-fixados - 6,5 milhões de euros.

O ge apurou nos bastidores que o fato de Nathan não ter continuado no Fluminense foi muito mal digerido internamente no Atlético por alguns fatores: primeiro pelo jogador ter falado ao Galo que toparia permanecer no Rio. Depois, porque houve uma negociação entre os clubes. O Flu pagaria uma taxa de 200 mil euros de empréstimo pela nova cessão.

As conversas avançaram, com o "sim" dos dois clubes. Mas Nathan não quis se reapresentar no Fluminense. Recebeu uma carta para voltar ao Atlético em 13 de janeiro. Serão, portanto, 60 dias de férias. Uma antecipação do descanso remunerado que ele teria ao fim da temporada 2023.

Em entrevista à Rádio 98 FM, Rodrigo Caetano desenhou o cenário de Nathan, e revelou se tratar de situação atípica na sua carreira de diretor de futebol. O cenário que acontece muito é um jogador disponível por empréstimo não achar clubes interessados. No caso de Nathan, ele estava nos planos de Fernando Diniz no Fluminense.

"É um caso inusitado. Estou há 20 anos. Nunca enfrentei isso. Acontece de você não ter clubes que queiram. Mas do clube querer..."
O Galo queria vendê-lo, mas aceitou o "re-empréstimo" dentro do pacote de negociações com o clube do Rio, que envolveu as saídas de Keno, Guga e Vitor Mendes. Nathan chegou a comparecer na reapresentação do Atlético, em 14 de dezembro. Se reuniu com Rodrigo Caetano, que o avisou que não seria usado por Coudet.

- O Nathan se reapresentou, levei ele na minha sala, expliquei o planejamento que conduzimos passando pelo seu desejo, e pelo desejo de Eduardo Coudet (...) Nós, realmente, mandamos um ofício ao Nathan comunicando a antecipação de férias de 2023 para decidir o melhor destino em conjunto a você. Que fique claro, é ativo do clube, valorizado, fez parte do elenco campeão de 2021. Tem muita qualidade, mas a coisa mais corriqueira e normal no futebol é comunicar que não contamos com determinado jogador.

Ao final deste ano, restaram seis meses de contrato entre Nathan e Atlético, e o período no qual ele pode assinar pré-contrato com outro clube. Um cenário que irá obrigar as partes a entrar em acordo, ou o meia deixará o Galo livre em julho de 2024. Perto do 27º aniversário, Nathan chegou ao clube na metade de 2018. Foram 114 jogos, com 14 gols. Chegou a ser protagonista com Jorge Sampaoli, mas reserva do elenco campeão em 2021.

Além do "pescador", o Atlético ainda precisa definir um novo clube para o atacante Fábio Gomes, que estava no Vasco da Gama. Ele tem sondagens do futebol brasileiro e também do exterior, como na Turquia, por exemplo. Dos jogadores que estavam emprestados em 2022, o único que será aproveitado novamente no Galo é o meia Hyoran.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: fluminense, clubes, nathan