Atacante brasileiro ganha prêmio da IFFHS por oito gols em um jogo

29/12/2020 18h53


Fonte Globoesporte

Imagem: Twitter/ Kwait Premier LeagueClique para ampliarPatrick Fabiano, do Al Salmiyah, é o recordista de gols em um só jogo de primeira divisão em 2020(Imagem:Twitter/ Kwait Premier League)
Na reta final do futebol mundial em 2020, o atacante brasileiro Patrick Fabiano, ex-CSA, estabeleceu o recorde de mais gols marcados em uma só partida de primeira divisão este ano, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês).

No último sábado, Patrick, de 33 anos, marcou oito vezes na goleada de 9 a 1 do Al Salmiyah sobre o Al Tadhamon, pela 15ª rodada do Campeonato do Kuwait. A atuação rendeu ao brasileiro o prêmio dado pela IFFHS ao maior artilheiro do ano em um só jogo.

Também foram premiados pela IFFHS o meia belga Kevin de Bruyne, do Manchester City, como o melhor meio-campista do ano, troféu que tem Lionel Messi como recordista, com quatro troféus. Entre os técnicos de times masculinos, o alemão Hansi Flick, do Bayern de Munique, foi o vencedor, enquanto Didier Deschamps, técnico da França, levou o prêmio entre os treinadores de seleções.

A premiação da IFFHS de maior artilheiro de um só jogo leva em conta apenas gols marcados em partidas de primeira divisão nacional pelo mundo. Segundo a federação de estatísticas do futebol, Patrick Fabiano conseguiu "uma das melhores marcas individuais da história".

De acordo com a lista apresentada no site da IFFHS, o recorde mundial de gols em uma só partida de elite pertence ao argelino Hacène Lalmas, que marcou 14 vezes no 18 a 0 do Ruisseau sobre o Birtouta, em 1962. A relação apresenta apenas 17 jogadores com pelo menos oito gols em uma só partida na história, e o português Fernando Peyroteo, ex-Sporting, aparece duas vezes, com oito gols em um jogo, e nove em outro, ambos na década de 40.

Apenas outro brasileiro conseguiu oito gols em uma partida da elite do futebol: Pelé, em uma goleada de 11 a 0 do Santos sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, pelo Campeonato Paulista de 1964. A IFFHS explica no site que considera, excepcionalmente, os jogos do Campeonato Paulista no mesmo nível de competições nacionais de elite para fins estatísticos.

No Brasil, o recorde de gols em um só jogo pertence ao ex-atacante Dario, o Dadá Maravilha, que marcou dez em uma goleada de 14 a 0 do Sport sobre o Santo Amaro, pelo Campeonato Pernambucano de 1976.

O Al Salmiyah é o terceiro colocado na tabela, com 29 pontos, três a menos que Al Qadsia e Al Nasar, que dividem a liderança. O time de Patrick Fabiano ainda joga em 2020, quinta-feira, no último dia do ano, novamente contra o Al Tadhamon.

Os oito gols do último sábado, naturalmente, fizeram Patrick Fabiano disparar na artilharia do campeonato, com 14 gols. Ano passado, o atacante brasileiro foi campeão alagoano pelo CSA, e o terceiro artilheiro da competição, com cinco gols.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews