Andreas Pereira poderia estar do lado oposto em final entre Flamengo e Palmeiras

28/11/2025 09h16


Fonte O Globo

Imagem: AFPAndreas em ação por Flamengo e Palmeiras.(Imagem:AFP)Andreas em ação por Flamengo e Palmeiras.

Andreas Pereira é o personagem mais marcante no reencontro entre Flamengo e Palmeiras na final da Libertadores. E poderia estar em campo pela equipe carioca, não pelos paulistas.

O blog lembra bastidores da passagem do jogador pelo Flamengo, que terminou marcada pela falha que resultou no título do Palmeiras em 2021. Mas a saída foi além disso.

O meia aceitou reduzir o seu salário em 30% para ter a compra sacramentada pelo Rubro-negro em 2022 e assinar novo vínculo até 2026. Só que o acordo com o Manchester United foi cancelado.

Depois da falha fatal contra o Palmeiras, em Montevidéu, Andreas foi bancado pela diretoria e pelo então técnico Paulo Sousa, mas um cobrança da Justiça acabou justificando a desistência.

Pagamento cancelado

Com a compra cancelada e o término do empréstimo, houve uma promessa de um "até breve", que levou a um flerte recente com o técnico Filipe Luís. O Flamengo, entretanto, não foi adiante.

Desta vez no Fulham, também da Inglaterra, Andreas foi comprado pelo Palmeiras pelos mesmos 10 milhões de euros oferecidos pelo Flamengo ao Manchester United em 2022.

Na ocasião, porém, o clube da Gávea teve uma penhora do Banco Central de R$ 130 milhões. E recusou no acordo com os ingleses e no pagamento de Andreas enquanto recorria em Brasília.

O pagamento se daria com uma parcela inicial de R$ 31 milhões à vista. Após uma aprovação do então presidente Rodolfo Landim, a operação acabou cancelada.

Nesse contexto, havia pressão política para desistência, mesmo com tudo costurado no começo de 2022. O empréstimo se encerrou no meio daquele ano, e Andreas voltou para a Europa.

Redução salarial não foi suficiente
Seu contrato com o clube, caso confirmado, seria até dezembro de 2026, com redução salarial. Antes, o United pagava 30% de seus vencimentos e o Fla 70%. O meia abriu mão de 30% para ficar.

Não foi suficiente. Durante três anos, Andreas acenou para o retorno outras vezes. Em meio a uma lesão que frustrou uma ida para o Chelsea, o Flamengo novamente buscou informações.

Novamente houve resistência interna ao nome de Andreas. O temor era mais uma vez a reação da torcida. E depois do problema com a Justiça, não houve mais questão financeira impeditiva.

O clube chegou a frear alguns investimentos depois de cancelar a compra de Andreas. Nomes como Wendel, do Zenit, e Enzo Fernandes, agora no Chelsea, foram oferecidos, mas o clube foi cauteloso.

Com o acordo que reduziu a dívida do Banco Central a valores bem inferiores, o Flamengo voltou ao mercado com força só nos anos seguintes. E Andreas aguardava um novo contato.

Flerte em vão


Em 2024, o meia fez novo aceno ao Flamengo. O Fulham pedia alto. Mais de 20 milhões de euros. Mas esse patamar a equipe brasileira já poderia alcançar. O ano eleitoral abafou qualquer investida.

Em 2025, houve diálogo com Filipe Luis. Em participação no videocast “Toca e Passa”, do Globo, Andreas revelou detalhes da relação com o técnico.

- Sei que encaixaria no time do Filipe Luís, que é um grande amigo. A gente conversa muito. Mas é uma coisa que está em aberto. Virei torcedor do Flamengo, e essa conexão com o Flamengo vai ser sempre especial - comentou, indo além na "cavada":

- Ele (Filipe Luís) está fazendo um grande trabalho no Flamengo. Quando o Flamengo está bem, mando parabéns. Quando não está tão bem, também mando uma mensagem, uma cornetada: “Está precisando de um meio-campista” (risos). Mas a "cornetada" é como torcedor - brincou Andreas.

O Flamengo já tinha conversas com Jorginho para suprir a possível saída de Gerson. E a diretoria não levou adiante a possibilidade de repatriar o jogador. O Palmeiras foi lá e o fez. Agora, Andreas tem a chance de dar a volta por cima na final da Libertadores, ma o sonho era fazer isso pelo Flamengo.

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes