Análise: segundo tempo ruim não diminui vitória do Fluminense

29/07/2022 09h53


Fonte Globoesporte.com

Imagem: Marcelo Gonçalves/FluminenseFluminense comemora vitória em Fortaleza.(Imagem:Marcelo Gonçalves/Fluminense)Fluminense comemora vitória em Fortaleza.

O Fluminense viveu dois tempos muito distintos no Castelão, na vitória por 1 a 0, em cima do Fortaleza, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. Após um primeiro tempo espetacular, de domínio completo, a equipe recuou e foi pressionada na segunda etapa - algo que não tira os méritos do importante resultado fora de casa.

O Fluminense chegou para enfrentar o Fortaleza no Castelão após quatro jogos fora do Maracanã: São Paulo, Cruzeiro, Goiás e Bragantino, que foi realizado no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, com o mando de campo tricolor.

Mesmo com uma maratona de viagens e sem pausa entre os jogos, o clube fez um primeiro tempo de alto padrão, para ficar na memória: 72% de posse de bola, um volume muito grande ofensivo e uma troca de passes envolvente.

O Flu chegou ao gol aos 26 minutos depois de uma bela jogada individual de Samuel Xavier, que avançou pelo lado direito e cruzou. Ganso deu um toque de calcanhar para trás e encontrou Nonato, que mandou para a rede. O lance, porém, acabou anulado após revisão do VAR por falta cometida por Cano no início da jogada, no meio de campo.

Mas não demorou para a intensidade tricolor ser recompensada. Menos de 10 minutos depois, em lance que lembrou o gol anulado, o Fluminense envolveu o Fortaleza e marcou um gol com selo do trabalho feito por Fernando Diniz. O verdadeiro Dinizismo.

Em uma jogada que iniciou com os zagueiros, Nonato recebeu passe de calcanhar de Cano e colocou o Flu na frente ao marcar um golaço coletivo.

Com a vantagem no marcador, o Flu começou a diminuir o ritmo nos minutos finais do primeiro tempo, mas foi para o intervalo entregando a sensação que dava para estar vencendo por um placar mais elástico. No segundo tempo, contudo, os papéis se inverteram: o Fortaleza se lançou ao ataque e apertou o Fluminense no campo de defesa desde o início.

Sem dar nem lampejos da grande atuação que teve na etapa inicial, o Flu não conseguiu mais construir e acabou ficando sem recursos até mesmo para buscar contra-ataques com claros sinais de desgaste. Martinelli, Marrony e Felipe Melo foram chamados, mas a situação não melhorou.

Com mais terreno, o Fortaleza tirou a principal característica da equipe comandada por Diniz, que é a posse de bola, e criou boas oportunidades, colocando até mesmo um chute no travessão em bonito voleio de Robson. Na reta final e com bem mais ímpeto para marcar, Romero mandou para a rede após cruzamento de Romarinho. Mas o gol também foi anulado pelo VAR por impedimento.

Ao analisar o todo, o Flu correu muitos riscos ao recuar após entregar um grande futebol na primeira etapa. O Fortaleza, realmente, jogou um segundo tempo para ser coroado com melhor sorte. Mas a queda nos 45 minutos finais não diminui em nada o tamanho da vitória tricolor no Castelão, por tudo que foi construído antes e por se tratar de mata-mata de quartas de final da Copa do Brasil.

Se a proposta no fim, com o placar favorável, era se defender e garantir o resultado para decidir em casa, o Fluminense cumpriu seu papel - muito graças à atuação primorosa do zagueiro Nino e do sistema defensivo que foi funcional. O time fez o que tinha que ser feito: venceu e retornará ao Rio de Janeiro sem a garantia da vaga, mas em condições mais favoráveis para brigar por ela.

Fluminense e Fortaleza voltam a se enfrentar na Copa do no dia 17 de agosto, no Maracanã - a equipe carioca classifica com o empate. Com a vitória no Castelão, o Flu chegou a 11 jogos de invencibilidade. O time volta a campo na segunda-feira, quando visita o Santos na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. A equipe comandada por Diniz é a terceira colocada na competição, com 34 pontos.

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: fortaleza, jogos, fluminense