Análise: Palmeiras cai de rendimento após a Copa América e vê pressão mudar de lado

28/07/2019 09h04


Fonte Globoesporte.com

Um time que tinha uma longa invencibilidade, com uma defesa que dificilmente sofria gols, com sistema ofensivo que resolvia e que vivia um modo automático de somar pontos no Campeonato Brasileiro. Este é retrato do Palmeiras de antes da Copa América, realidade bem diferente da vivida pelo time de Felipão atualmente.

O desempenho de antes foi tão acima de uma realidade positiva que, mesmo após dois empates e uma derrota nas três partidas pelo torneio no mês de julho, a equipe abre o domingo ainda na liderança. Mas isso pode mudar, caso o Santos supere o lanterna Avaí neste domingo, na Vila Belmiro. Culpa do empate em 1 a 1 com o Vasco, neste sábado, em casa, resultado que provocou a ira de torcedores, com protestos em frente ao estádio.

O Palmeiras não vence há cinco jogos, sendo três pelo Brasileirão, um pela Copa do Brasil (torneio em que foi eliminado) e um pela Libertadores.
A defesa que sofria poucos gols foi vazada sete vezes nessas cinco partidas. A conta não fecha quando, no mesmo período, o time marcou apenas quatro gols.

Aproveitamento do Palmeiras no Brasileirão:

Antes da Copa América: 92,6%
Depois da Copa América: 22,2%
Imagem: Marcos RibolliArthur Cabral e Bruno Henrique se lamentam em Palmeiras x Vasco.(Imagem:Marcos Ribolli)Arthur Cabral e Bruno Henrique se lamentam em Palmeiras x Vasco.

Se antes o rodízio foi apontado como principal fator de destaque na campanha do Verdão no Brasileirão do ano passado, em 2019 parece não ter a confiança nem da comissão técnica.

Tanto que optou por escalar força máxima contra Inter (dia 17), Ceará (dia 20) e Godoy Cruz (dia 23), entre viagens para Porto Alegre, Fortaleza e Mendoza, e só poupou contra o Vasco, no último sábado. Todos resultados negativos.

Em seu pior momento no comando do Palmeiras, Felipão vê seus principais jogadores perderem protagonismo, casos de Gustavo Gómez, Bruno Henrique e Dudu. Apenas Weverton, o goleiro, tem sido importante, o que evidencia mais ainda que algo se perdeu na equipe alviverde durante a Copa América.

A pressão de manter a invencibilidade de quase um ano no Brasileirão se transformou em cobrança pela recuperação de um futebol no mínimo mais seguro. O que antes não empolgava muito pela plasticidade e sobrava em eficiência hoje se vê faltar em quase tudo. Muitos torcedores já perderam a paciência.

O tempo é curto, e Felipão e os jogadores do Palmeiras já deram provas de que é possível recuperar o rumo. Mas o que tem faltado ao Verdão é saber jogar mais como protagonista. O jogo da terça-feira, contra o Godoy Cruz, na volta das oitavas de Libertadores, pode ser um capítulo importante do Verdão em 2019.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: copa, palmeiras, gols