Análise: maduro, Flamengo das Copas confirma vaga e está a dois passos da eternidade

15/09/2022 08h45


Fonte Globoesporte.com

Uma classificação sem sustos de um Flamengo apelidado de “time das Copas” que está a três jogos de fazer história.

A vitória sobre o São Paulo foi protocolar, tal qual foram as classificações diante de Corinthians e Vélez na Libertadores. O time de Dorival Júnior se deu ao luxo de administrar forças para as finais de outubro.
Imagem: Wagner Meier/Getty Images  Dorival Junior levou o Flamengo à final da Copa do Brasil.(Imagem: Wagner Meier/Getty Images ) Dorival Junior levou o Flamengo à final da Copa do Brasil.

O São Paulo de Ceni esboçou uma pressão inicial. O roteiro do jogo pareceu o da volta das quartas de final da Liberta diante do Corinthians. Mas o Flamengo que sabe ser imponente como visitante também é capaz de ter maturidade para diminuir o ritmo do jogo, fazer valer a maior qualidade técnica e matar a eliminatória. E assim foi!

O São Paulo até tentou se impor no início do jogo mesmo diante de um Maracanã lotado. Com marcação alta, tirou espaços e esboçou uma pressão inicial que não foi além de cruzamentos de um lado para o outro. O Flamengo soube se defender, mas demorou a respirar.

Com exceção de Filipe Luís, que tentava reter a bola, o time verticalizava as ações e permitia um ritmo intenso que naquela altura favorecia mais aos visitantes. Depois dos 25 minutos, porém, a correria paulista cansou e o jogo ficou à feição para um Flamengo que colocou a bola no chão e fez valer a melhor qualidade técnica.
Imagem: André DurãoJogadores do Flamengo comemoram a classificação diante do São Paulo.(Imagem:André Durão)Jogadores do Flamengo comemoram a classificação diante do São Paulo.

Já com um ritmo mais cadenciado, o Flamengo girou a bola e não demorou para encontrar espaços. A construção do 1 a 0 foi digna de um golaço: David Luiz achou o passe entre linhas para Pedro escorar e clarear os caminhos para Éverton Ribeiro. O camisa 7 serviu Arrascaeta, que tirou de Jandrei e definiu a eliminatória.

O baque foi grande para um São Paulo que esboçou se mandar ao ataque, mas logo viu que a estratégia seria danosa. Gabigol recebeu na entrada da área e tocou de cobertura para fazer um golaço que Jandrei impediu com uma grande defesa.

A impressão era de que o segundo tempo seria protocolar, e foi. O São Paulo não tinha forças para criar situações de perigo e a cada minuto que passava se resignava da eliminação, enquanto o Flamengo buscava o gol a medida que a torcida subia o volume da cantoria.
Imagem: Wagner Meier/Getty Images  Arrascaeta comemora gol do Flamengo sobre o São Paulo.(Imagem:Wagner Meier/Getty Images ) Arrascaeta comemora gol do Flamengo sobre o São Paulo.

O 4 a 1 no agregado - e a saída de Reinaldo - deu ao jogo contornos de amistoso, ao ponto de um lindo drible de Filipe Luís entre as pernas de Galoppo ser responsável por festa na metade do segundo tempo. Foram pouco mais de 20 minutos onde a comemoração na arquibancada acontecia independentemente do que rolasse em campo.

O Flamengo das copas chegou nas duas finais traçadas por Dorival no início do trabalho, e sem fazer muita força. Agora, é esperar o rival nesta quinta-feira, para as partidas dos dias 12 e 19 de outubro: Corinthians ou Fluminense? Dia 29, em Guayaquil, será diante do Athletico-PR.

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: jogo, flamengo, s?o paulo