Análise: Grêmio sofre sem Suárez, mas repete reação no fim com gol da base e cumpre missão na Bahia

05/07/2023 08h35


Fonte ge

Imagem: Lucas Uebel/GrêmioVina em empate do Grêmio com o Bahia.(Imagem:Lucas Uebel/Grêmio)Vina em empate do Grêmio com o Bahia.

Em uma noite difícil e de pouca qualidade desfilada no campo da Arena Fonte Nova, o Grêmio voltou a mostrar poder de reação após sair perdendo. Não só isso. Mais uma vez buscou em jovens da base a solução para voltar de Salvador vivo com o 1 a 1 na Copa do Brasil, mesmo diante das dificuldades impostas pela ausência de Suárez.

A missão se cumpriu com a vitória no sábado, pelo Brasileiro, e o empate desta terça, pelas quartas de final. Manteve a vice-liderança e retornou depedendo de uma vitória simples. O vice de futebol Antônio Brum chegou a dizer que preferia este cenário que uma hipótese invertida entre as competições.

Mas antes disso, a noite começou tensa na Bahia quando 20 minutos antes do jogo começar, Suárez sentiu o joelho direito no aquecimento e saiu do gramado para o vestiário. Logo depois, a assessoria do clube divulgou a substituição na equipe titular, com a entrada de Vina na vaga do uruguaio.

O centroavante precisou ser cortado do jogo por conta das fortes dores no joelho. O atleta até foi para o banco, mas ficou de calça e tênis, pois sabia-se que não tinha condições de atuar.

A verdade é que sem o camisa 9 o Tricolor enfrentou dificuldades na Bahia. Não só pela ausência da qualidade, algo natural pelo nível de Suárez. Mas também pela mudança de característica.

A equipe perdeu a referência do ataque e teve que "saber sofrer". O treinador manteve a escalação com três zagueiros, mas mesmo assim foi atacado e deu mais oportunidades ao adversário.

No primeiro tempo, Vina circulava, aparecia para o jogo, mas não dava profundidade. O meia arriscou um chute de fora da área, defendido por Marcos Felipe. Foi a melhor chance gremista antes do intervalo. No retorno para a segunda etapa, o time de Renato mal conseguiu respirar e já estava atrás do placar com um minuto de bola rolando.

Sofreu um contra-ataque após cobrança de falta no campo ofensivo. A velocidade de Kayky e Ademir desorganizou a defesa no lance, que não impediu a finalização de Everaldo.

O Grêmio sentiu o momento e o Bahia cresceu. Os donos da casa passaram a comandar a partida, enquanto o time gaúcho pouco criava. Everaldo levou perigo na bola aérea e Ademir foi outro destaque no ataque adversário.

Renato demorou para mexer no time. As primeiras modificações foram aos 29 minutos do segundo tempo. Porém, as trocas foram assertivas e deram uma revigorada na equipe, principalmente com as entradas de Ferreira e Cuiabano.

No sábado, os dois oriundos da base também entraram ao longo da partida. Desta vez, atuaram por mais tempo. O camisa 10 entrou na ponta esquerda e o Cuiabano pela direita, também no ataque.

Com as modificações, naturalmente o Grêmio se jogou para frente e passou a rondar mais a área do adversário. Já nos acréscimos, aos 49 minutos, Bitello tocou para Reinaldo, que cruzou rasteiro. O goleiro do Bahia ainda deu um leve desvio na bola, que se apresentou para Cuiabano arrancar o empate.

- A equipe não esteve tão bem. Infelizmente o jogo estava bem controlado e tomamos gol com um minuto e meio. A torcida cresceu, o time cresceu, mas o Grêmio soube suportar, a equipe foi malandra. Viramos a bola até achar a brecha e conseguimos um gol no final. Foi muito bom. A equipe não fez uma grande apresentação, mas prefiro isso do que não ter o resultado - analisou o treinador.

O gol teve participações de dois atletas que saíram das categorias de base. No sábado, o gol da vitória gremista saiu totalmente de jogadores criados no clube gaúcho. Naquela ocasião, Ferreira tabelou com Bitello e deu assistência para Gustavo Martins garantir os três pontos no Brasileiro.

Outro caraterísticas que se repetiu na noite de terça foi o poder de reação do Grêmio. Essa é uma características que tem se destacado nessa equipe. Em outros momentos, o time de Renato já mostrou capacidade de buscar o resultado. O gol foi novamente aos 49 minutos da etapa final.

O Tricolor volta a campo no domingo para um confronto direto entre segundo e primeiro colocado do Campeonato Brasileiro. A ideia é ir com força total novamente nesta partida. A presença (ou não) de Suárez ser definida através das avaliações do departamento médico nos próximos dias.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ataque, time, gr?mio