Análise: Grêmio encontra dificuldades com "antijogo" do Brasil, mas Suárez decide outra vez

26/01/2023 09h16


Fonte ge.globo.com

O Grêmio encontrou dificuldades com a defesa adversária e criou poucas chances claras de gol pela primeira vez na temporada. O antijogo do rival perturbou a equipe. Suárez, no entanto, mais uma vez justificou o status de maior contratação da história do clube. Na hora do aperto, o uruguaio teve calma para decidir o jogo nos minutos finais.

Mesmo quando a equipe não vai bem, o camisa 9 mostra o que o diferencia: qualidade técnica acima da média e poder de decisão. Foi assim na Recopa Gaúcha, na estreia do Gauchão e também na vitória por 1 a 0 sobre o Brasil de Pelotas, na noite desta quarta-feira, na Arena.
Imagem: Lucas Uebel/GrêmioSuárez comemorando o gol do Grêmio contra o Brasil de Pelotas.(Imagem:Lucas Uebel/Grêmio)Suárez comemorando o gol do Grêmio contra o Brasil de Pelotas.

A equipe do técnico Renato Portaluppi não teve vida fácil definitivamente. O Tricolor passou os primeiros 45 minutos sem criar grandes oportunidades de gols. O meia Bitello foi quem chegou mais perto em um desvio de cabeça, que exigiu defesa do goleiro Marcelo Pitol.

Suárez, até então, era apenas discreto na partida. A forte marcação construída por Zimmermann não permitiu que a bola chegasse em condições de arremate. Irritado após marcação de falta, o uruguaio reclamou com o árbitro e se deparou com a catimba de Pitol. Ambos discutiram e deram início a uma confusão durante o intervalo.

O cenário da partida mudou aos dois minutos da etapa final, quando Rone foi expulso, e o Grêmio passou a jogar com um a mais. As dificuldades para furar a retranca do adversário persistiram. Mais do que nunca, o Brasil passou a "cozinhar" a partida e jogar por uma bola.

- O que não pode acontecer é essa palhaçada que fizeram aqui, esse antijogo, aí é demais. Não existe futebol, irrita todo mundo - disse Renato em entrevista coletiva.

E são nesses momentos de adversidade que Luisito cresce. Mesmo marcado, não ficou parado esperando a bola chegar. Pelo contrário. Deu opção, se movimentou, tocou de primeira e tentou fugir dos zagueiros. Muitas vezes, os colegas não acompanhavam a velocidade de raciocínio do uruguaio.

Renato começou a fazer alterações na equipe do meio para frente. Não abriu mão de Ferreira e Suárez. Uma das cartadas do treinador foi a entrada de Diego Souza ao lado do uruguaio. O forte sistema defensivo xavante suportou bem até os 44 minutos.

Após levantamento da direita para a esquerda, Ferreira dominou, tocou para o meio e encontrou Suárez. Enquanto Diego Souza "segurava" um zagueiro no meio da área, Luisito limpou o marcador, enquadrou o corpo e bateu para marcar o gol da vitória e garantir os 100% na temporada.

- Toda partida é difícil. O rival veio para fazer a partida do ano para eles. Bem, nós temos que tratar de afrontar eles, como fizemos hoje e ser assim em todas partidas - afirmou Suárez

Pela primeira vez, o camisa 9 completou uma partida. São cinco gols pelo Grêmio em apenas três jogos: o hat-trick na decisão da Recopa Gaúcha e os outros dois que garantem a liderança do Gauchão.

O contrato de Suárez com o Grêmio prevê bônus por metas de gols marcados. O uruguaio receberá bonificações caso atinja os objetivos. O centroavante, porém, não quis colocar na conta gols pelo Campeonato Gaúcho, que ele considera “obrigação”. A exceção são os clássicos Gre-Nais.

No fim de semana, a tendência é que Renato preserve alguns titulares, entre eles, Suárez. O Grêmio visita o São José, no Passo D"Areia. O gramado sintético é alvo de críticas e gera receio. Além disso, o treinador quer dar rodagem para quem teve poucos minutos em campo até o momento.

O Grêmio se reapresenta na tarde desta quinta-feira, quando inicia a preparação para encarar o Zeca. As equipes se enfrentam pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho no domingo, a partir das 20h30.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: equipe, partida, gols