Análise: Flamengo é dominante e crava classificação com reservas em ritmo de treino no Maracanã

22/05/2025 09h41


Fonte ge

O time reserva do Flamengo foi o suficiente para garantir a classificação às oitavas da Copa do Brasil. Em ritmo de treino, o Rubro-Negro venceu o Botafogo-PB por 4 a 2 numa noite em que Filipe Luís administrou o elenco ciente de sua superioridade perante ao adversário e de olho no confronto contra o Palmeiras, pelo Brasileirão.

E o Flamengo só não foi para o intervalo sem ser vazado porque levou um gol em um lance completamente bobo aos 35 minutos do primeiro tempo.. Mas, àquela altura, o cenário já estava bem tranquilo e o placar marcava 3 a 0 - com gols de Danilo, Pedro e Varela. O Botafogo-PB descontou com a famosa lei do ex com Henrique Dourado.
Imagem: André DurãoVarela, Matheus Gonçalves, Cebolinha e Pedro em Flamengo x Botafogo-PB.(Imagem:André Durão)Varela, Matheus Gonçalves, Cebolinha e Pedro em Flamengo x Botafogo-PB.

Filipe Luís levou a campo uma escalação inédita, principalmente no ataque. Os 11 escolhidos foram: Matheus Cunha, Varela, João Victor, Danilo, Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Gerson, Matheus Gonçalves, Everton Cebolinha, Michael e Pedro. Com muitos desfalques e o desgaste físico pesando já em maio, escolheu o que melhor tinha à disposição pensando no planejamento para pegar o Palmeiras.

Com apenas um gol de vantagem pela vitória no jogo de ida, o Flamengo tinha pressa para selar a classificação no Maracanã. Não à toa, marcou dois gols em apenas seis minutos. Foram duas finalizações e duas bolas na rede.

Aos três minutos, Danilo bastante oportunista acertou um chute após um bate e rebate na área. Aos seis, com um bom lance coletivo, Pedro foi quem estava bem posicionado para marcar. Tranquilo e dominante, o Flamengo não parou de pressionar e incomodar o adversário.

O terceiro gol saiu aos 21 minutos em mais uma lance que o Flamengo trocou passes com muita facilidade. E esse gol foi de lateral para lateral. Ayrton Lucas, um dos destaques da partida, cruzou na medida para Varela invadir a área pelo lado direito e finalizar de primeira. O uruguaio também teve uma boa atuação.
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIFVarela, Everton e Pedro - Flamengo x Botafogo-PB - Copa do Brasil.(Imagem:Thiago Ribeiro/AGIF)Varela, Everton e Pedro - Flamengo x Botafogo-PB - Copa do Brasil.

O jogo se manteve nesse ritmo o primeiro tempo quase todo. O Botafogo-PB descontou aos 35, quando Henrique Dourado saiu cara a cara com Matheus Cunha. O goleiro não precisava ter se antecipado e acabou sendo driblado pelo atacante.

Para dar uma emoção, quatro minutos depois, o zagueiro João Victor errou um corte e Gabriel Honório chutou. Bola passou muito perto do gol, mas foi para fora. Antes desses dois lances, o Botafogo-PB havia dado um chute a gol com Henrique Dourado aos 7 minutos, mas Matheus Cunha fez uma grande defesa.

O Flamengo voltou para o segundo tempo ciente de que para perder a classificação precisaria de muito esforço. Sem mudanças, o time manteve a intensidade pelo menos nos dez minutos iniciais. O gol, que trouxe ainda mais tranquilidade, aconteceu logo aos três minutos, com Cebolinha. Varela cruzou na medida e o camisa 11 ampliou.

Pilhado e com vontade de mostrar serviço, Cebolinha teve uma outra chance minutos depois. O atacante recebeu a bola na entrada da área e arriscou um chute, que foi por cima do gol. O Flamengo relaxou. E Filipe Luís promoveu logo três mudanças: Wesley no Varela, João Alves no Gerson e Lorran no Michael.

Lorran voltou a ter uma chance no profissional desde janeiro e recebeu a primeira oportunidade com Filipe Luís na temporada. A atuação ainda foi discreta para o que se espera de um dos maiores nomes da base do clube, mas foi um pontapé de quem quer brigar por um espaço.

— É o que falo sempre: falem no campo. Não importa se tem 16, 17, 36 ou 37, quem estiver melhor terá minutos. O Lorran está muito bem no sub-20, hoje teve minutos e foi bem. Gostei dele no jogo. Tem de continuar jogando bem. Não pode relaxar. Se relaxar um treino, um jogo eu estou vendo tudo. Os jogadores falam no campo e quem é mais regular e joga melhor, mais minutos vai ter. Quem não está tão bem não terá tantos minutos, simples assim - analisou Filipe em coletiva.

O Flamengo teve um pouco mais de dificuldade para criar chances claras a partir da segunda metade do segundo tempo. Mas também não sofreu, com exceção do golaço de Rodrigo Alves aos 23 minutos. Em uma cobrança de escanteio, João Victor rebateu mal e a bola sobrou para o jogador do Botafogo-PB acertar um chute de primeira da entrada da área.

Juninho no Matheus Gonçalves foi a última substituição de Filipe, que já havia colocado Arrascaeta em campo no lugar de Cebolinha. A intenção era fazer o uruguaio não perder ritmo de jogo, já que não entrou em campo no clássico contra o Botafogo e é peça-chave para enfrentar o Palmeiras.
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIFFilipe Luís em Flamengo x Botafogo-PB(Imagem:Thiago Ribeiro/AGIF)Filipe Luís em Flamengo x Botafogo-PB

O Flamengo ainda quase marcou com Pedro já nos minutos finais, em uma boa jogada de Lorran. O jovem roubou a bola no meio-campo e encontrou o camisa 9, que chutou de primeira. A bola desviou na zaga e tirou tinta da trave. O Rubro-Negro terminou a partida sem qualquer perigo de perder a classificação e praticamente sem esforço para fazer mais gols na segunda etapa.

A verdade é que a partida no Maracanã foi protocolar. A qualidade do elenco é tanta que parecia ritmo de jogo-treino no Ninho do Urubu. O Flamengo não precisou de muito para vencer e, para seguir em busca do Brasileirão como prioridade, vai precisar entender que a rotação tem de ser outra contra o Palmeiras, que se ganhar vai abrir sete pontos ainda na 10ª rodada.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: flamengo, campo, botafogo