Análise: Fernando Lázaro começa ano com méritos de impacto no Corinthians

06/02/2023 11h09


Fonte ge.globo.com

Com mais de 70% de aproveitamento nos seis primeiros jogos do Campeonato Paulista, o técnico Fernando Lázaro vai se credenciando a ser protagonista de um ótimo estadual no Corinthians, que agora tem sequência de três vitórias seguidas, contando triunfo contra o São Paulo no Morumbi na última rodada.

Com um trabalho ainda em sua forma mais primária, buscando opções e tendo que lidar com constantes baixas por lesão ou problemas físicos mais simples, Lázaro vai entendendo o elenco que tem em mãos. Ele já consegue colocar em prática algumas escolhas e vem colhendo frutos.
Imagem: Marcos RibolliCorinthians x Botafogo-SP, técnico Fernando Lázaro.(Imagem:Marcos Ribolli)Corinthians x Botafogo-SP, técnico Fernando Lázaro.

O super lado esquerdo

Com a mudança de esquema tático em relação aos últimos anos, apostando em jogar com quatro jogadores no meio de campo e apenas dois no ataque, Fernando promoveu uma mudança sutil, mas fundamental para o embalo do Corinthians neste início: turbinou o lado esquerdo.

Ponta de origem, Guedes "só" gosta de jogar pela esquerda. É onde se sente à vontade. Com Lázaro, recebeu liberdade para flutuar no setor e ganhou uma companhia de peso: Renato Augusto, que aparece bastante por ali e faz ótimas trocas com o camisa 10.
Imagem: Marcos Ribolli  Corinthians x Botafogo-SP, comemoração do gol de Róger Guedes.(Imagem:Marcos Ribolli ) Corinthians x Botafogo-SP, comemoração do gol de Róger Guedes.

Foi assim no primeiro gol, quando Renato deu um milimétrico passe de calcanhar para Guedes enganar a marcação e balançar as redes pela quarta vez no ano. Fábio Santos, por sua vez, conhece muito bem os dois e pode ajudar.

O novo meia Adson

Se mexeu no esquema tático, Lázaro também conseguiu mexer no funcionamento de algumas peças que pareciam um pouco mais travadas na temporada passada. O caso mais emblemático por ora fica a cargo de Adson. Antes, era ponta. Agora, é um meia. E meia de qualidade.

O camisa 28 decidiu clássico contra o São Paulo marcando dois gols e voltou a se destacar contra o Botafogo, com um golaço. Recurso interessante do técnico em resgatar no jogador um posicionamento da época de base, já que o elenco lhe dá poucas opções.

Para efeito de comparação, Renato Augusto e Giuliano eram, até então, os dois únicos meias desse elenco até Adson mudar de função. No último domingo, Giuliano chegou a atuar de segundo volante. Assim, o técnico vai rodando o elenco em busca de novas e consistentes opções e forma de jogar.
Imagem: Marcos Ribolli  Corinthians x Botafogo-SP, comemoração do gol de Adson.(Imagem: Marcos Ribolli ) Corinthians x Botafogo-SP, comemoração do gol de Adson.

Fator Roni

Aos poucos, Fernando Lázaro parece estar dando mais confiança ao trabalho de Roni, um cão de guarda disposto a fazer todo o "trabalho sujo" para ajudar o time a ter liberdade de movimentação e criação na parte ofensiva. O volante, antes alvo de desconfiança, aos poucos vai dobrando os fiéis com boas atuações na proteção.

Mais um mérito de Lázaro, que precisou ajustar o time com problemas que foram aparecendo ao longo dos primeiros seis jogos do ano: o volante Fausto ficou fora por quatro partidas consecutivas, já Maycon voltou a se lesionar e Cantillo aparece distante de um bom futebol.

Du Queiroz, até então jogador mais regular do elenco com participação em todos os jogos, está negociado com o futebol russo e se apresenta ao Zenit no meio do ano. Portanto, era e seguirá sendo fundamental que Lázaro tenha outro homem de confiança além de Fausto. Roni parece estar disposto.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: jogos, meia, elenco