Análise: empate é frustrante, mas não apaga bom desempenho do Corinthians em clássico
23/01/2026 08h16Fonte ge
A sensação do Corinthians é de que a vitória no clássico alvinegro escapou pelos dedos por causa de uma decisão equivocada da arbitragem.Na Vila Belmiro, o Timão fez boa partida contra o Santos, nesta quinta-feira, controlou a maior parte do jogo, vencia por 1 a 0 até os minutos finais, mas sofreu o gol de falta nos acréscimos e retornou à capital paulista com apenas um ponto na bagagem - ainda sem embalar no Campeonato Paulista.
Por mais que o Corinthians tenha bons motivos para reclamar da atuação do árbitro Lucas Canetto Bellote, o resultado não deixa de ser frustrante. Contudo, não pode apagar o bom desempenho apresentado pela equipe do técnico Dorival Júnior, naquela que foi a melhor apresentação do Timão neste início de temporada.
Focado em povoar o meio de campo e em reter a posse de bola, o Corinthians foi superior - sobretudo no primeiro tempo. Bem desenhado taticamente e ciente dos perigos que o adversário levaria para o clássico, o Timão surpreendeu levando profundidade com Yuri Alberto e presença de área com o jovem volante André.
Na primeira linha do meio, o recém-chegado Matheus Pereira organizou com excelência a saída de bola, deu qualidade no passe e, por diversas vezes, encontrou os laterais Matheuzinho e Matheus Bidu em condições de chegarem ao ataque e produzirem boas oportunidades ao time.
Tão importante quanto a parte tática, o aspecto anímico do Corinthians foi positivo. A equipe combateu o adversário, se entregou na marcação-pressão e demonstrou a competitividade que um confronto de tamanha tradição exigia.
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
Santos x Corinthians, Yuri Alberto.
Santos x Corinthians, Yuri Alberto.Evidentemente, houve erros ao longo dos 90 minutos da partida: Yuri Alberto desperdiçou pênalti no primeiro tempo, Raniele tomou decisões equivocadas, Breno Bidon perdeu diversas vezes a posse de bola e Hugo Souza falhou na finalização de Gabigol que gerou o empate.
É, no entanto, importante ressaltar que o elenco do Corinthians teve menos de três semanas de treinamento neste início de temporada, já tendo entrado em campo quatro vezes pelo Campeonato Paulista e disputado dois clássicos - empates com São Paulo e Santos.
Pelo conjunto da obra, o resultado na Vila Belmiro foi péssimo e, no momento, a situação na tabela do Paulistão é incômoda.
Há, contudo, sinais claros de melhora. O Corinthians fez uma boa apresentação, jogou bem, competiu e deu todos os sinais de que poderá ser competitivo às vésperas da estreia do Campeonato Brasileiro e da Supercopa Rei, esta contra o Flamengo. O time está em evolução.
Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes












