Análise: Corinthians erra, sente falta de Renato Augusto e precisa planejar bem o Dérbi

10/02/2023 08h25


Fonte ge.globo.com

Um derrota incontestável diante do São Bernardo. Em jogo no 1º de maio, o Corinthians sucumbiu ao time do ABC, levou dois gols no início dos tempos, perdeu por 2 a 0 nesta quinta-feira e viu sua sequência de vitórias ser interrompida no Campeonato Paulista. Um tropeço aceitável, mas que liga o alerta.

Afinal, a tabela agora reserva uma viagem desgastante até Brasília no jogo contra a Portuguesa, neste domingo, em duelo com pouco tempo de recuperação, e depois um clássico dificílimo diante do Palmeiras na outra quinta-feira, na Neo Química Arena.

Jogo importante para o técnico Fernando Lázaro. Por isso, é preciso planejar bem os próximos dias para chegar com o que há de melhor no elenco para o Dérbi.
Imagem: Roberto Sungi/Futura PressFagner em São Bernardo x Corinthians(Imagem:Roberto Sungi/Futura Press)Fagner em São Bernardo x Corinthians

O jogo

Foi a segunda derrota do Corinthians no Estadual, a segunda fora de casa, novamente sem fazer gols. E, assim como no 1 a 0 contra o Red Bull Bragantino, na estreia da competição, o Timão sentiu muito as ausências de alguns jogadores. Principalmente de Renato Augusto.

O Corinthians que joga com Renato Augusto é um. O Corinthians sem o talento de Renato perde muito em articulação, fica sem o apoio de Fagner e tem menos dinâmica no meio-campo.

O meio teve Roni, Du Queiroz e Giuliano, que pouco chegou à frente, e Adson mais aberto pelo lado direito. Sem Yuri Alberto, Romero jogou novamente no ataque, ainda sentindo o início de temporada no no novo time. O esquema não sofre tantas alterações, mas as combinações não são as mesmas.

A derrota talvez se explique pelo gol cedo, sofrido de pênalti, após erro cometido por Balbuena. E pelo segundo gol também no início do segundo tempo, que freou a reação alvinegra. O São Bernardo, bem treinado por Márcio Zanardi, fez jogo de imposição, marcou forte e construiu um ótimo placar.

Derrotado, o Corinthians passará pelo tropeço e buscará a reação. Contra a Lusa, contando com alguns retornos, pode já tirar a terra da roupa, recuperar o fôlego e voltar a vencer. Mas pensando em campeonato, em chance de coisas maiores, há a sensação de que o elenco é curto.
Imagem: Marcelo Braga  Balbuena em São Bernardo x Corinthians(Imagem: Marcelo Braga ) Balbuena em São Bernardo x Corinthians

Lázaro diz que não tem 11 titulares, que tenta construir uma ideia de jogo que conte com cerca de 15 ou 16 jogadores em nível de entrar e jogar. Mas ainda faltam jogadores que desequilibrem para conseguir repor nomes como Renato Augusto e Yuri Alberto, por exemplo, quando eles não puderem jogar.

A boa notícia é a participação cada vez mais ativa de Paulinho em seu retorno. Foi ele o melhor do Corinthians no segundo tempo, acertando até bola no travessão. Talvez haja um caminho com Paulinho como uma nova opção para a criação dentro do time de Fernando Lázaro.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: jogo, jogadores, corinthians