Análise: Botafogo perde liderança do Brasileirão em jogo de interpretações distintas

13/11/2023 09h53


Fonte ge

Passaram-se cinco longas rodadas, mas finalmente o Botafogo voltou a pontuar no Campeonato Brasileiro. Não foi a atuação dos sonhos - longe disso -, mas suficiente para sair do Nabi Abi Chedid com um empate por 2 a 2 que por pouco não foi vitória neste domingo. A má notícia é que veio tarde demais: o Palmeiras ultrapassou o Alvinegro, que deixou a liderança pela primeira vez desde a 3ª rodada.

O copo meio cheio é que o time, apesar de ter levado um gol aos 50 minutos do segundo tempo e ter deixado dois pontos para trás, voltou a competir e, acima de tudo, responder bem contra um concorrente direto ao título.

O copo meio vazio é o ambiente de pressão. A vantagem, que já foi de 13 pontos, hoje virou uma desvantagem de dois para o Palmeiras. É bem verdade, vale lembrar, que o Botafogo ainda tem um jogo a menos para fazer em relação ao rival.

Foram 115 dias no topo. Desde então, o Botafogo passou por Luís Castro, Cláudio Caçapa, Bruno Lage, Lúcio Flávio e, agora, Tiago Nunes. O quinto treinador chega ao cargo em uma situação pouco usual, já que nunca houve um campeão do Brasileirão com tantos comandantes assim na história.

No Nabi Abi Chedid, a última apresentação de Lúcio Flávio não foi das melhores no sentido tático. A equipe começou mal e o Braga marcou logo aos três minutos. O Alvinegro pouco fazia no ataque e tinha muita dificuldade para sair jogando, fosse com Marlon Freitas, pelo meio, ou nas laterais, com Di Plácido e Marçal.
Imagem: Vitor Silva/BotafogoBragantino x Botafogo: Victor Sá(Imagem:Vitor Silva/Botafogo)Bragantino x Botafogo: Victor Sá

O talento individual falou mais alto. Em lance que parecia pouco promissor, Victor Sá tirou um golaço da cartola em boa jogada. Era tudo que a equipe precisava: minutos depois, o camisa 7 de novo chamou a responsabilidade e, após bate-rebate, Eduardo empatou. O Alvinegro, que tanto sofreu com viradas nos últimos dias, finalmente sentira o gosto oposto.

Mas o segundo tempo foi de pouco futebol e muita cera. É natural - e ainda mais na situação do Botafogo, pressionado por resultados negativos - que um time tente amarrar o jogo nos minutos finais para prender o resultado. Mas o Alvinegro começou a fazê-lo ainda antes dos 10 minutos de bola rolando. A punição veio: o gol de empate sai justamente no longo período de acréscimo colocado.

Lições, consequências e ações. Com campanha de time de Z4 no segundo turno, o Botafogo se vê obrigado a ter um aproveitamento quase perfeito na reta final do Brasileirão na luta pelo título. Tiago Nunes, em sete dias de treinamento, não terá tempo para fazer uma revolução, é claro, mas a chegada de um "fato novo" pode servir como um marco.

O time perdeu a liderança, mas voltou a pontuar. Aí depende da ótica do copo em que se bebe.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: time, botafogo, alvinegro