Análise: América-MG domina o Botafogo, faz jogo seguro e encaminha vaga às quartas

01/07/2022 09h02


Fonte Globoesporte.com

Imagem: Fernando Moreno/AGIFTitulares do América-MG se reúnem no gramado, antes de jogo contra o Botafogo.(Imagem:Fernando Moreno/AGIF)Titulares do América-MG se reúnem no gramado, antes de jogo contra o Botafogo.

Intenso, ligado e ofensivo. Assim foi o América-MG na vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo, no Independência, pela Copa do Brasil. Com mudanças na equipe e nas estratégias, o time mineiro dominou o adversário, teve solidez defensiva, marcou três gols e construiu uma excelente vantagem para avançar às quartas de final da Copa do Brasil.

Eram cinco jogos de jejum de vitórias e de gols. Por isso, o técnico Mancini fez mudanças na equipe. Optou pela mescla da experiência e juventude: Wellington Paulista e Pedrinho entraram no ataque; Danilo Avelar e Luan Patrick no sistema defensivo. Mudou o esquema tático, resgatou jogadores que vinham de partidas ruins e conseguiu elevar o psicológico.

O Coelho começou intenso e povoando o campo ofensivo do Botafogo. O resultado veio aos seis minutos, com o Wellington Paulista abrindo o placar, de cabeça, com assistência do Patric. Não demorou para o time mineiro balançar as redes novamente, com Pedrinho, mas a bola havia batido no braço de jogador antes de entrar no gol, e o árbitro anulou.

Na sequência, o Botafogo ameaçou com duas bolas na trave. Foram as melhores chances da equipe carioca durante toda a partida. O segundo gol também passou pelos pés do Patric, que fez uma batida de escanteio na cabeça de Danilo Avelar, mais uma aposta de Mancini para a partida. O jogador atuou, defensivamente, como um terceiro zagueiro, mas com a bola era um lateral esquerdo. Na coletiva, Mancini comentou sobre a estratégia usada:

- A estratégia era exatamente porque nós íamos enfrentar uma equipe que defendia com cinco jogadores, a gente queria ter superioridade no meio. E para isso a gente contava com as entradas do Pedrinho e do Everaldo, e não só jogando aberto. O time hoje esteve bem rápido nas suas ações, e isso acabou fazendo a diferença. O Botafogo não conseguiu baixar as linhas e fazer a sua linha de cinco, porque nós éramos mais rápidos no início e isso acabou sendo decisivo - disse o treinador alviverde.

No segundo tempo, o Coelho conseguiu manter o ritmo da etapa inicial e chegou ao terceiro gol, mais uma vez com muita gente dentro da área do Botafogo. Pedrinho cruzou pelo lado esquerdo, e Alê aparece como homem surpresa para mandar para o gol e ampliar a vantagem do time mineiro.

O que fica evidente na partida é que o Coelho conseguiu resgatar um perfil de ofensividade e objetividade que não se via há alguns jogos. Vindo de uma sequência de cinco jogos sem vencer, sendo quatro derrotas e um empate, além da mudança tática, a mudança de postura foi essencial. Era necessário levantar o moral do time e blindar o psicológico.

Em um jogo de 180 minutos, o América conseguiu ir para o "intervalo" com uma ampla vantagem, mas é necessário ter a manutenção e segurança necessárias nos próximos 90 minutos para carimbar o passaporte para as quartas de final da Copa do Brasil. Daqui 15 dias, os times voltam a duelar, mas no Nilton Santos. Oportunidade para o Coelho novamente mostrar superioridade e sair vencedor.

Antes, tem a responsabilidade de voltar a vencer no Brasileirão, sair da zona de rebaixamento e subir na tabela. A postura tática precisa dominar o elenco e estar presente no domingo, contra o Goiás. Depois, o América ainda encara o Internacional, fora de casa, antes de enfrentar de novo o Botafogo. 

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: time, botafogo, mineiro