Aberto 2º lote para a 4ª Corrida Contra o Feminicídio

30/04/2025 09h30


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO evento busca promover a conscientização sobre o feminicídio, a misoginia e outras formas de violência de gênero.(Imagem:Divulgação)O evento busca promover a conscientização sobre o feminicídio, a misoginia e outras formas de violência de gênero.

A Secretaria das Mulheres (Sempi) abriu, nessa terça-feira (29), o 2º lote de inscrições para a 4ª edição da Corrida Contra o Feminicídio. Com mais de mil inscritos no primeiro lote, as vagas para esta nova etapa são limitadas. O evento, que ocorrerá no dia 25 de maio, no Parque Nova Potycabana, em Teresina, busca promover a conscientização sobre o feminicídio, a misoginia e outras formas de violência de gênero.

“A proposta da Corrida vai além da prática esportiva, convidando a sociedade a refletir sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres. A ação é aberta a atletas profissionais, amadores, coletivos de mulheres e organizações que atuam na defesa dos direitos femininos”, destaca a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.

As inscrições seguem até o dia 10 de maio, por meio de formulário online, e os participantes receberão um kit com camiseta, garrafa, numeração e material educativo sobre prevenção à violência doméstica. A entrega dos kits será realizada entre 19 e 23 de maio, mediante apresentação de CPF e doação de 1 kg de alimento não perecível.

Percurso e programação

A corrida terá início às 5h30, com largada e chegada no Parque Nova Potycabana. O percurso de 2,5 km inclui trechos da Avenida Raul Lopes, da Ponte Wall Ferraz e do Monumento “Negros Mercadores”. O público ainda poderá participar de atividades no espaço “Ei, mermã, você não está sozinha”, que oferecerá feira de produtos de mulheres empreendedoras, aluguel de bicicletas e serviços de orientação sobre saúde e a Lei Maria da Penha.

“Precisamos unir forças, juntar todo mundo, governo, sociedade, o Piauí e os 224 municípios, para abraçar essa campanha de sensibilização e garantir que as mulheres continuem vivas. Nosso objetivo é alcançar o feminicídio zero”, afirmou Zenaide Lustosa.

A Corrida Contra o Feminicídio integra a campanha “Ei, mermã, no enfrentamento ao feminicídio”, promovida pela Sempi no mês de maio. Além da edição em Teresina, outras corridas serão realizadas em municípios piauienses, com datas e locais a serem anunciados.

INSCREVA-SE AQUI!