A um passo da conquista do Brasileiro com o Fla, Filipe Luís pode completar lista de grandes taças

02/12/2025 08h54


Fonte o g

Imagem: Gabriel de PaivaFilipe Luís ergue uma réplica da taça da Libertadores na festa do Flamengo em comemoração ao título.(Imagem:Gabriel de Paiva)Filipe Luís ergue uma réplica da taça da Libertadores na festa do Flamengo em comemoração ao título.

Ao mesmo tempo que a comissão técnica do Flamengo trabalha para garantir o título brasileiro contra o Ceará, nesta quarta, a diretoria se prepara para reiniciar as conversas com Filipe Luís pela renovação do contrato, que termina no fim do ano. A ideia é retomar após o jogo no Maracanã e avançar antes do início da Copa Intercontinental, no dia 10.

Embora o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, venha sinalizando desde abril que o clube deseja a renovação, as negociações ainda não passaram da fase inicial, de discussão de valores. E, após um começo avassalador como técnico, Filipe ganha força para sentar na mesa e fazer sua pedida.

Se confirmar a conquista da Série A, ele completará a coleção dos grandes títulos do futebol nacional e sul-americano (Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores) em pouco mais de um ano após sua estreia como técnico do time principal do rubro-negro, em outubro de 2024. Um tempo recorde entre os profissionais que já faturaram a trinca de troféus.

A estreia de Filipe na beira do gramado foi na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil do ano passado. A taça do torneio de mata-mata nacional foi a sua primeira como treinador na categoria adulta. Se confirmar o Brasileiro amanhã, ele terá fechado a conta em 426 dias. Seriam 301 dias a menos do que Abel Ferreira levou para conseguir o mesmo.

O técnico português do Palmeiras levou quase dois anos desde que estreou no futebol brasileiro até a conquista da Série A de 2022. Importante lembrar, contudo, que neste período ele conquistou duas Libertadores (2020 e 2021).

Outros quatro treinadores possuem a Copa do Brasil, o Brasileiro e a Libertadores no currículo. Quem levou menos tempo para atingir este feito entre eles foi Felipão. O hoje coordenador técnico do Grêmio levou 5.446 dias (quase 15 anos) desde sua estreia na profissão para ter os três títulos.

Entre sua estreia, em 1980, no Olaria, e o título da Libertadores de 1998, pelo Vasco, Antônio Lopes levou 6.731 dias (pouco mais de 18 anos) para completar a trinca de conquistas. Já Tite fez o mesmo em 7.997 dias (quase 22 anos).

Por fim, Cuca foi o que levou mais tempo. Hoje sem clube, o técnico adicionou as três conquistas ao seu currículo em 8.718 dias — quase 24 anos depois de sua estreia, pelo Uberlândia, em 1998. Ele é o único que, assim como Abel Ferreira, conquistou Copa do Brasil, Série A e Libertadores pelo mesmo clube (Atlético-MG). Com a diferença de tê-lo feito em duas passagens.

Técnicos que conquistaram Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores (e quanto tempo levaram desde a estreia no futebol brasileiro):

Abel Ferreira: 727 dias (quase 2 anos)
Felipão: 5.446 dias (quase 15 anos)
Antônio Lopes: 6.731 dias (pouco mais de 18 anos)
Tite: 7.997 dias (quase 22 anos)
Cuca: 8.718 dias (quase 24 anos)

Chama a atenção a diferença no tempo levado por Abel (e que Filipe caminha para registrar) em relação ao dos outros quatro técnicos. Os técnicos de Palmeiras e de Flamengo tiveram suas conquistas numa velocidade impensável há poucos anos. O que diz sobre o talento dos dois, mas também sobre a nova realidade do futebol brasileiro.

A quantidade de títulos conquistados pelos dois treinadores em tão pouco tempo mostra, num olhar mais amplo, o tamanho da hegemonia de Flamengo e Palmeiras no futebol brasileiro. Mesmo times de grande sucesso em períodos anteriores (como o Internacional nos anos 1970, o próprio alviverde na mesma década e nos anos 1990 e o rubro-negro nos anos 1980) não foram tão dominantes quanto paulistas e cariocas tem sido desde o fim da década passada, dando pouco espaço para conquistas dos concorrentes. Consequência da força financeira da dupla, dona das maiores receitas do país.

O título brasileiro deste ano, porém, ainda precisa ser confirmado pelo Flamengo. A preparação para o jogo contra o Ceará foi iniciada ontem. Mas só hoje Filipe deve dar pistas da equipe.

Tópicos: brasileiro, copa, flamengo