Tribunal Regional Eleitoral do Piauí treina mesários para as eleições

01/09/2014 09h13


Fonte G1 PI

Durante o fim de semana, técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) orientaram os mesários que vão trabalhar no dia da votação. O treinamento foi para discutir os detalhes do funcionamento da urna eletrônica. O primeiro passo no treinamento foi uma palestra para ensinar como os mesários vão identificar os eleitores durante a votação.

“Foi uma palestra muito clara, onde eles deram as primeiras orientações sobre como funciona as eleições. O técnico ensinou como identificar as pessoas e o que tem que ser feito durante a votação”,
contou Raíza Cristina, secretária e uma das mesárias selecionadas.

Após a palestra foi feita uma demonstração sobre o funcionamento das urnas. Segundo Conceição Barros, chefe da 97ª zona, caso aconteça algum problema terá técnicos no local para resolver. “Caso aconteça algum problema, mesmo no final da votação, temos técnicos em cada uma das zonas para resolver. Caso seja um problema com a urna, temos urnas extras para substituir. Estamos preparados para qualquer problema”, explicou.

Durante a palestra, um dos pontos explicados pelos técnicos foi a votação pela utilização da biometria que será usada pela primeira vez no Piauí. “Estamos explicando principalmente a votação com o uso da biometria que é a forma mais segura de habilitar o eleitor e definir que aquele eleitor é realmente aquela pessoa que se apresenta”, explicou João Cardoso, analista do TRE-PI.

Os treinamentos seguem até o dia 14 de setembro e de acordo com o TRE, somente em Teresina são mais de 5 mil mesários. Caso o mesário não possa comparecer no dia da eleição, o TRE já tem uma segunda opção. “Cada zona já tem um quadro de mesários reservas que também receberão treinamento para ocupar qualquer função em qualquer local da cidade. Caso aconteça algum problema os mesários entram em contato com o cartório eleitoral e imediatamente resolvemos o problema”, falou Conceição.