Lula é visto como mais preparado para defender minorias, aponta Datafolha

09/10/2022 15h08


Fonte 180graus.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarLula é visto como mais preparado para defender minorias, aponta Datafolha(Imagem:Divulgação)Lula é visto como mais preparado para defender minorias, aponta Datafolha

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é visto como o candidato mais preparado para defender minorias, e Jair Bolsonaro (PL), para combater o crime, mostra a primeira pesquisa Datafolha realizada no segundo turno da eleição presidencial.

A diferença a favor do petista no caso da defesa de segmentos como mulheres, homossexuais, negros e pessoas com deficiência é expressiva: 56% dos entrevistados o indicam como o mais habilitado para lidar com o tema, contra 37% que apontam Bolsonaro.

Como o levantamento Datafolha de intenção de voto mostrou que, se a eleição fosse no momento da abordagem pelos pesquisadores, Lula seria escolhido por 49% dos entrevistados, e Bolsonaro, por 44%, isso significa que o petista é visto como o mais preparado para defender as minorias inclusive por uma parte dos que pretendem votar no atual presidente.

No caso do combate ao crime, a situação se inverte: Bolsonaro é visto como o mais preparado para lidar com o tema por 52% dos entrevistados (acima de sua intenção de voto), e Lula, por 41% (abaixo de sua intenção de voto).

Lula também se destaca como o mais preparado em outros temas, como defesa dos direitos trabalhistas (55% a 40%), redução do desemprego (50% a 43%) e proteção do ambiente (51% a 42%).

Bolsonaro, por sua vez, lidera quando se trata da manutenção do Auxílio Brasil (48% o indicam como mais preparado, contra 43% que apontam Lula), defesa dos valores da família tradicional (51% a 43%) e combate à corrupção (48% a 41%).

Os dois empatam, dentro da margem de erro, na avaliação sobre quem é mais preparado para combater a inflação e defesa da democracia –em ambos os casos, 48% para Lula, 45% para Bolsonaro.

Realizada de quarta-feira (5) a sexta (7), a pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 2.884 eleitores em 179 municípios, num levantamento contratado pela Folha e pela TV Globo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02012/2022.

Veja mais notícias sobre Eleições, clique em florianonews.com/eleicoes

Tópicos: lula, bolsonaro, preparado