Greve do Judiciário pode prejudicar inseminação de urnas no Piauí

30/08/2014 10h00


Fonte G1 PI

Imagem: SintrajufeGreve dos servidores do judiciário federal já dura quatro dias no Piauí.(Imagem:Sintrajufe)Greve dos servidores do judiciário federal já dura quatro dias no Piauí.

Sem previsão de acordo, a greve dos servidores do judiciário federal no Piauí entra no seu quarto dia nesta sexta-feira (29) e deve paralisar atividades importantes do período eleitoral. Para o diretor do sindicato, Pedro Laurentino, entre os trabalhos a serem prejudicados está a inseminação das urnas eletrônicas, prevista para começar no dia 15 de setembro.

"Caso a greve continue, o pleito não acontecerá sem a inseminação das urnas, procedimento que inclui os dados dos candidatos no sistema. Nas paralisações de 2012 chegamos a suspender o registro de candidatura e atrasou os julgamentos dos processos, provando que quem faz as eleições são os servidores e não os juízes",
declarou.

A previsão é que as urnas comecem a ser distribuídas cerca de dois a três dias antes das eleições. O TRE disponibilizará 10.127 urnas para o estado do Piauí, sendo 8.848 titulares e o restante ficará de reserva. No estado há dez locais para armazenamento de urnas distribuídos e de forma a atender 98 Zonas Eleitorais.

Ainda de acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajufe), o Congresso Nacional reprovou nesta sexta-feira o orçamento enviado pelos servidores, no qual incluía o reajuste da categoria em 50%, dificultando ainda mais a negociação que poderia colocar o fim a greve.

"O nosso último plano de cargos é de 2006, tívemos um pequeno reajuste de 15% dividido em três vezes em 2012 e depois conseguimos mais nada. Esperamos negociar o quanto antes para não prejudicar as eleições, mas não depende somente dos funcionários, infelizmente",
relatou Pedro Laurentino.

Em todo o Piauí, são 1.200 funcionários no judiciário, que abrange a Justiça Federal, Tribunais do Trabalho e Eleitoral. Desde segunda-feira (25), quando foi deflagrada a greve, os servidores promovem atos públicos no pátio do TRE-PI.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook