ELEIÇÕES 2020: Debate com candidatos a prefeito de Floriano

25/10/2020 18h13


Fonte Meionorte.com

Reiterando o compromisso de pautar a informação com credibilidade e fortalecer a democracia, o Grupo Meio Norte de Comunicação promove neste domingo, dia 25, o debate com os candidatos à Prefeitura de Floriano. 

A transmissão ocorre na Rede Meio Norte (canal 7), no meionorte.com e nas redes sociais, com a mediação da jornalista Eli Lopes. Marcam presença no confronto de ideias: Bilu Claudemir Rezende (MDB) e Joel Rodrigues (PP). Ana Cleide (DEM) não virá ao debate.


No primeiro bloco do debate, através de sorteio, candidato pergunta para candidato com tema definido pela Rede Meio Norte. 
Imagem: Portal Meio NorteCandidato Bilu(Imagem:Portal Meio Norte)

Candidato Bilu Claudemir (MDB) pergunta para Joel Rodrigues (PP) sobre saúde
O que aconteceu na saúde de Floriano em 2017 e 2018? Por que as pessoas, as mais carentes da zona rural iam fazer um exame e não conseguiam receber esse resultado, passavam meses e nada?

Resposta do candidato Joel Rodrigues (PP)
Nós tivemos uma grande oportunidade de retornar a gestão de 2017, lamentavelmente encontramos um retrocesso na gestão diante dos avanços criados nos dois primeiros mandatos. Quando fala da questão da policlínica esse é o grande exemplo de descaso da gestão passada, deixamos uma obra com 95% para ser concluída e deixaram esse prédio ser destruído, no primeiro ano foi ano de reorganizar a casa como consequência de uma gestão que foi uma escolha errada. Nós trabalhamos todas as condições de uma reestruturação da saúde do nosso município e os resultados estão muito claros, focando no tratamento lá onde a comunidade está trabalhar as condições de atender as pessoas, dando assistência através de trabalho com medicamentos, nós conseguimos quase 40 mil receitas serem atendidas.

Réplica do candidato Bilu Claudemir (MDB)
Quando você fala da policlínica que deixou no seu governo passado porque você não inaugurou no seu governo , deixando para o outro? Deixou a população desamparada em exames. A UPA do matadouro poderia desafogar o Hospital Regional Tibério Nunes e você preferiu não terminar essa obra tão importante e agora em 2020 muitos recursos chegaram em Floriano e você não treinou o pessoal, os agentes de saúde, os enfermeiros, para fazer testes de coronavírus, preferiu levar todo para a Funasa e aglomerar, você é culpado pelas mortes.

Tréplica do candidato Joel Rodrigues (PP)
Imagine um candidato a prefeito falar que um agente de saúde poderia fazer teste de Covid. E sobre as obras, não necessariamente uma obra precisa terminar na gestão atual, precisa de andamento, são 28 anos de vida púbica, não tenho conta rejeitada, não tenho condenação porque agimos com responsabilidade, os recursos aplicados estão no portal da transparência, estamos agindo com responsabilidade.

Joel Rodrigues (PP) pergunta para Bilu Claudemir Rezende (MDB) sobre o tema educação
Bilú, educação para nós sempre foi nossa vitrine. Nós fizemos um importante trabalho. Quando retornamos, tinha um grande retrocesso. Quais os custos para implementar a escola em tempo integral e os impactos na receita do nosso município?

Resposta de Bilu Claudemir Rezende (MDB)
Eu lamento a sua pergunta, pois nós fiscalizamos a prefeitura de Floriano. Escola com prédio danificados, ônibus paralisadas por seis meses porque você não pagava os profissionais para levar as crianças para a escola. Faltava merenda escolar e faltava tudo. 2017, 2018 e 2019 foram anos perdidos. Você com sua gestão foi abaixo nesse sentido e outros sentidos porque não valorizou as crianças. Não tinha merenda escolar e passavam meses sem transporte. Foi uma gestão não voltada para educação. Fiz um requerimento uma indicação na câmara para você comprar o fardamento e você nem se quer um comprou fardamento. Isso é um desgaste muito grande. Eles não têm condições de comprar fardamento. Quando falo em escola tem tempo integral, ela pratica esportes, ela janta. A mãe de família ganha o dia todo para trabalhar e as crianças estão seguros na escolas. Vamos dar dignidades às famílias.
Imagem: Portal Meio NorteBilu Claudemir Rezende (MDB) (Imagem:Portal Meio Norte)Bilu Claudemir Rezende (MDB) 

Réplica de Joel Rodrigues (PP)
Nós temos um candidato que não conhece os números e são falácias. É difícil se ter uma gestão sem conhecer. 2017 foi um ano de consertar o estrago na gestão do município. Melhoramos a merenda, escolar, equilíbrio na educação para buscar as condições e fato para crianças as escolas tempo integral.

Tréplica de Bilu Claudemir Rezende (MDB)
Sua maquiagem é pavorosa para Floriano.Todo ano você promete coisas para Floriano. Você teve três oportunidades em três governos. A escola em tempo integral vai ser feita pelo prefeito Bilú. Queremos que nosso filhos de Floriano tenha orgulho em morar nossa cidade. Escola em tempo integral vai dignificar em nossas famílias. O recursos vem mais de 3 milhões em Floriano, fora a receita própria. Vamos fazer porque temos coragem.

Candidato Bilu Claudemir Rezende (MDB) pergunta para Joel Rodrigues (PP) com tema livre
No segundo bloco, candidato pergunta para candidato, mas agora com tema livre. O candidato Bilu Claudemir Rezende (MDB) perguntou para o candidato Joel Rodrigues (PP). “O que aconteceu com a previdência social em seu governo anterior de 2017 a 2012? O candidato recolheu a contribuição dos seus funcionários e não repassou ao fundo previdenciário do município, isso é uma questão que o Ministério Público lançou uma petição pedindo a devolução de R$ 6 milhões e a condenação por improbidade administrativa e perda do mandado, então diga para as pessoas o que aconteceu.

Resposta do candidato Joel Rodrigues (PP)
Ficou até difícil responder o candidato porque ele falou de 2017 para 2012, ficou perdido. Se houve qualquer questionamento todas as providências da nossa parte foram tomadas e apresentadas e naturalmente se estamos aqui é porque estamos sem contas rejeitadas, sem condenações, e isso é prestado na Câmara Municipal, infelizmente quando isso acontece o vereador está dormindo. Estou credenciado para estar aqui novamente me apresentando como candidato a prefeito, tranquilamente estamos ai com toda a nossa equipe para prestar todo e qualquer esclarecimento e sempre cuidamos bem do povo florianense.
Imagem: Portal Meio NorteJoel Rodrigues (PP) (Imagem:Portal Meio Norte)Joel Rodrigues (PP) 

Réplica do candidato Bilu Claudemir (MDB)
Essa historia que você cuida bem dos funcionários todo mundo em Floriano sabe que é blefe, esse processo está no Tribunal de Justiça do Estado. Como que fica os funcionários que a única rentabilidade que tem para viver com a sua família que procura um fundo de previdência para receber o auxilio doença não tem nenhuma contribuição apresentada? E errei na data é 2007 a 2012, mas quero dizer que eu lamento pelas pessoas que você causou o mal.

Tréplica do candidato Joel Rodrigues (PP)
Lamento o candidato que é advogado e vereador, que pode acompanhar, não acompanha porque mais dorme no plenário. É com muita atenção que nós tratamos a coisa pública, denúncias são muitos daqueles que odeiam o Joel, condenação vamos aguardar porque ate agora de 28 anos de vida publica não temos nenhuma.

Joel Rodrigues (PP) questiona Bilú Claudemir Rezende (MDB) em sessão de tema livre
Em sessão de tema livre: “Nós trabalhamos uma integração de governos e naturalmente obras para a cidade para trazer o aquecimento da economia e despertar o comércio que oferece grandes oportunidades de emprego. 122 empresas foram abertas no município estamos trabalhando para avançar. Qual a propostas nesse sentido do senhor?”

Resposta de Bilú Claudemir Rezende (MDB)
Nós vamos fazer uma lei municipal em janeiro para isentar de todos os tributos municipais, todos os industriais e donos de fábricas da região para se instalar de Floriano, só pelo empregos e ainda vamos doar os terrenos para eles. E vamos trazer essa indústria para Floriano para empregar essa população. Quando você fala que durmo na câmara, foi uma foto de mal gosto que tiraram que usam a mim perante a população. Quando você fala que a gente não vai conseguir e fazer trazer a indústrias, você nunca fez isso em 12 anos. Vamos trazer e dar o terreno só pelos empregos estamos preocupado com Floriano, diferente do senhor. Você tem cheques fantasmas que já até passou na televisão. O dinheiro você usa para pagar seus apadrinhados políticos. 

Réplica de Joel Rodrigues (PP)
Nós lamentos o posicionamento do candidato. Quero lhe dizer que nós criamos as oportunidades para aquecer a economia e criar empregos. A indústria de biodiesel se instalou em Floriano. Nós estamos caminhando. O poder público criou 1300 empregos. 122 empresas abriram portas. Trabalho com zelo e responsabilidade.
Imagem: Portal Meio NorteJoel Rodrigues (PP)(Imagem:Portal Meio Norte)Joel Rodrigues (PP)

Tréplica de Bilú Claudemir Rezende (MDB)
Eu não sei que empregos são esses que você diz que criou. A maior indústria de Floriano é o laboratório de sobral que fechou e você não fez nada pelo pais de famílias. Isso não existe em Floriano. Mas em contrapartida ninguém vê isso em Floriano e nós lamentamos pelo povo. Nós vamos fazer uma cidade melhor, uma cidades onde todos possam se restabelecer e evoluir, Vamos dar dignidade para nosso povo.

Candidato Joel Rodrigues (PP) pergunta para Bilu Claudemir Rezende (MDB) sobre mobilidade urbana
Nós trabalhamos com parcerias e temos feito um grande trabalho de mobilidade urbana, naturalmente precisamos de apoio dos nossos representantes, já que o projeto de mobilidade tira as famílias da lama, da poeira. Gostaria de ouvir qual seu projeto de mobilidade para a cidade de Floriano?

Resposta do candidato Bilu Claudemir (MDB)
A mobilidade urbana vai acontecer no governo Bilu, vamos pegar a avenida Beira Rio, nós vamos fazer com que reestabeleça e chegue em todos os bairros de Floriano mais distantes. O que o senhor fez em Floriano foi apenas alguma vias com recursos externos. Os 15 milhões que entram mensalmente não foram gastos um centavo, é um absurdo o que está acontecendo em Floriano, a gente lamenta como o dinheiro o povo de Floriano está descendo no ralo, vamos dar êxito para a população de Floriano. O Bilu está disposto a vestir a camisa do povo de Floriano.
Imagem: Portal Meio Norte Bilu Claudemir Rezende (MDB) (Imagem:Portal Meio Norte) Bilu Claudemir Rezende (MDB) 

Réplica do candidato Joel Rodrigues (PP)
Falar é muito fácil, nós temos um projeto chamado Avançar Cidade e o candidato Bilu foi o único vereador que votou contra esse projeto de mobilidade urbana, tanto investimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas e ele foi o único contra, os recursos estão garantidos e vamos iniciar no próximo mandato que melhora a qualidade de vida do povo de Floriano.

Tréplica do candidato Bilu Claudemir (MDB)
As pessoas não estão sabendo o que é esse projeto Avançar Cidade, é um empréstimo que você esta fazendo a Caixa Econômica para endividar a cidade ate 2042, você vai tirar 15 milhões para usufruir e vai ficar esse debito, não venha me falar nesse projeto, se trabalha com recurso próprio da cidade, tem que se trabalhar com o que se tem, em 2040 o que os próximos prefeitos vão fazer com esse endividamento total de Floriano?

Candidato Bilu Claudemir Rezende (MDB) pergunta para Joel Rodrigues (PP) sobre os bairros da cidade
Você maquiou o centro da cidade e abandonou os mais de 40 bairros de Floriano, o meu bairro agora estou vivendo o momento da poeira, no inverno a gente enfrente o lamaçal. Nós lamentamos que sua gestão cuida do centro e abandonou as pessoas, diga para o povo porque você abandonou os 40 bairros da cidade?

Resposta do candidato Joel Rodrigues (PP)
O candidato Bilu não conhece Floriano, lá próximo mesmo nós estamos fazendo asfaltamento, praça revitalizada, pavimentação, tantos bairros foram beneficiados, nosso grande objetivo é cuidar das pessoas, trabalhar todos os bairros, cuidar do centro e dar uma atenção especial. Lamentavelmente teve uma gestão que não deu nenhuma atenção para isso, nós sabemos como fazer, como buscar, estamos vendo um advogado falar que não sabe nem dividir o recurso próprio, é preciso conhecer a receita livre, o recurso próprio, o candidato não conhece a receita do município.

Réplica do candidato Bilu Claudemir (MDB)
A receita própria de Floriano só agora em 2020 a probabilidade é R$ 200 milhões e estamos fechando esse orçamento. Você que está enganando as pessoas de Floriano, eu vou fazer a usina de asfalto para asfaltar todos os bairros de Floriano, não vamos fazer como você faz para contratar uma empresa caríssima e asfaltar uma rua.

Tréplica do candidato Joel Rodrigues (PP)
O povo realmente sabe quem fala a verdade, o povo sabe quem está orientando o candidato, é fala, fala, mas não conhece números, não conhece gestão, quem sabe e quem pode fazer, nós temos o diferencial a capacidade de integrar governo municipal, estadual e federal e fazer com que as coisas aconteçam, não vamos vir para um debate tão importante como esse para mentir para o povo florianense.

Candidatos respondem perguntas de jornalista no 3° bloco
No terceiro bloco, os candidatos responderam perguntas dos jornalista Waldelúcio Barbosa, Daiton Meireles e Francy Teixeira, do Grupo Meio Norte de Comunicação. O primeiro a ser questionado foi Joel Rodrigues (PP) respondeu a pergunta de Waldelúcio Barbosa e Bilu Claudemir Rezende (MDB) comentou nesse momento.

Pergunta do jornalista
Candidato, Floriano foi uma das cidades que teve números alarmante na pandemia. Você atribui a isso ao sistema de saúde da cidade?

Resposta de Joel Rodrigues (PP)
Floriano conduziu bem a pandemia. Floriano estruturou a saúde e fez um protocolo de referência. A cidade teve um número grande de pessoas testadas. Foi uma cidade exemplo, que conduziu bem o importante trabalho. Após a retomada no mês de agosto, os números mostram o grande trabalho a ação integrada o combate a covid-19 na cidade. Grande parceria com o Hospital Regional de Floriano. Cidade referência no tratamento do coronavírus, pelas medidas, investimentos profissionais. Temos esse orgulho do trabalho que fizemos. Os resultados estão aí de forma clara.

Comentário de Bilu Rezende (MDB)
Quero dizer para o jornalista que ele está certo. Floriano recebeu milhões para conter o avanço. O quadro de pessoal de saúde não foi treinado para fazer testes no bairros, preferiu aglomerar todo mundo. Temos 3 mil casos e 46 mortos em Floriano. Semana passada morreu um jovem de 48 anos e lamentamos por todos seus familiares. Você não cuidou bem da Covid e não fez os testes adequados.

Réplica de Joel Rodrigues (PP)
É muito fácil, candidato. Lá no portal de transparência você pode conhecer de forma clara o que chegou. Chegou 10 milhões de reais para o enfrentamento da Covid e só investimos 3 milhões. Tratamos com zelo a coisa pública. O protocolo que foi implantado no nosso município. Uma parceria com a médica da Espanha que nos auxiliou neste trabalho. Floriano se destacou.
 
Candidato Bilu Claudemir Rezende (MDB) responde pergunta do jornalista Francy Teixeira
O candidato Bilu Claudemir Rezende (MDB) respondeu a pergunta do jornalista Francy Teixeira sobre as finanças do município. “O limite definido pela lei de responsabilidade fiscal é um dos grandes desafios de qualquer administração pública, caso seja eleito como vai lidar com a as finanças do município?

Resposta do candidato Bilu Claudemir (MDB)
Nós vamos enxugar as máquinas públicas, tirar os mais de mil contracheques fantasmas que tem na cidade recebendo sem trabalhar, vamos dar aumento para os garis, vamos cuidar de quem trabalha de fato, não é dar o dinheiro público que não é meu, nem do candidato para seus amigos e deixar a cidade toda descoberta. Vamos trabalhar com zelo pela coisa pública, enxugando a máquina, fazendo as ações para os municípios, os projetos voltados para nossa cidade, clínicas especializadas em todos os tipos de exames, escolas integrais e vamos atrás das fábricas e indústrias para empregar nosso povo que estão todos desempregados. O povo de Floriano pode ficar tranquilo, o Bilu vai dar transparência ao povo.
Imagem: Portal Meio NorteDebate(Imagem:Portal Meio Norte)

Comentário do candidato Joel Rodrigues (PP)
Nós lamentamos a postura do candidato que não se direciona de forma clara, para valorizar o professor nós precisamos aumentar o número de matriculas, aumentar a receita e manter o equilíbrio, nossa gestão foi pautada em recursos públicos, tem um quadro de servidores comissionados que trabalham efetivamente, não é hora de vir mentir dizer que tem mil pessoas só recebendo, vamos tratar do tema certo.

Réplica do candidato Bilu Claudemir (MDB)
Quero dizer ao candidato que eu estou tratando da gestão pública de Floriano, não estou tratando da sua personalidade, gastos excessivos na cidade de Floriano, economia justa, recurso para saúde, educação, dizer que respeita os habitantes da cidade, respeita seu povo, não sou nenhum mentiroso e também não chamei a vossa senhoria , espero respeito”.

Considerações finais
Considerações finais de Joel Rodrigues (PP) Bilu Claudemir Rezende (MDB):

Bilu Claudemir Rezende (MDB)
Quero dizer ao amado povo de Floriano que sofreram com essa gestão, aos jovens que não foram para escolas, aos remédios que procuraram e não tinham e o caos que aconteceu em toda a cidade. Pensem bem e reflitam. A hora é essa. Tirem esses que estão há mais de 12 anos em gestor na nossa cidade. Reflitam. Votem em quem tem solidariedade humana no peito. Queremos dizer que peço que votem no 15 com certeza e fé em Deus.
Imagem: Portal Meio NorteBilu Claudemir Rezende (MDB)(Imagem:Portal Meio Norte)Bilu Claudemir Rezende (MDB)

Joel Rodrigues (PP)
Quero primeiro agradecer à Meio Norte e Deus pela oportunidade e a você Florianense que ouviu as propostas. O candidato que veio para falar sem dados e nem responder a perguntas. O Joel você conhece e confie. Sabe naturalmente onde buscar solução. É ess gestão inovadora que apresentamos que vai trazer grandes investimentos. Vamos tirar você da lama e da poeira, Investimentos da saúde na valorização profissional e cuidar das pessoas e da cidade. 
Imagem: Portal Meio NorteJoel Rodrigues (PP)(Imagem:Portal Meio Norte)Joel Rodrigues (PP)

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: floriano, candidatos, debate