Volta às aulas presenciais: como será o 2º semestre nas escolas de Teresina

21/07/2021 15h44


Fonte G1 PI

Imagem: Claudio VieiraAulas presenciais em Teresina(Imagem:Claudio Vieira)

A aulas presenciais na rede particular serão retomadas em Teresina a partir de 1º de agosto, para o segundo semestre letivo.

Assim como no primeiro semestre, o retorno será híbrido para a rede estadual e particular: parcialmente remoto, com aulas online, e parcialmente presencial.

Na rede municipal, o retorno inicial será apenas remoto. Apenas o ensino infantil da rede municipal de ensino não tem ainda uma previsão de retorno.

Confira, abaixo, os detalhes sobre a volta às aulas para alunos dos ensinos médio, fundamental e infantil nas redes particular, municipal e estadual:

Rede particular

As aulas do 2º semestre retornam dia 2 agosto para a maioria das escolas, seguindo o protocolo anterior, já adotado no 1º semestre, em formato hibrido. Parte dos alunos assiste às aulas de casa, online, e outra parte, com autorização dos responsáveis, assiste às aulas presencialmente.

Esse retorno vale para o ensino infantil, fundamental e médio.

Rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que o novo período começa dia 6 de agosto para alunos do ensino fundamental. A expectativa é de retornar apenas no formato remoto para todas as turmas.

O retorno será presencial nas aulas para as turmas de 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental a partir de setembro. Segundo a Semec, essas turmas devem ser priorizadas por serem de anos estratégicos para o ensino básico.

Em relação às creches e ensino infantil, a Secretaria informou que ainda não tem data para o retorno, mas a vigilância deve começar a fazer visitas nos Centros de Educação Infantil para liberar o retorno gradualmente.

Rede estadual

As aulas presenciais para os alunos da rede estadual - que atende o ensino médio e fundamental, em algumas cidades - acontecerá de forma gradual e híbrida a partir de 9 agosto. A data específica ainda não foi informada.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o retorno presencial será opcional, ou seja, apenas para os estudantes que tiverem autorização dos pais ou responsáveis. Estas seguirão o horário correspondente a um turno, com revezamento organizado pela escola, respeitando o limite de 50% da capacidade de atendimento de cada escola, ou seja, sem o risco de aglomeração.

A Seduc informou que a quantidade de dias que os estudantes frequentarão a escola pode variar em cada unidade educacional, de acordo com o número de estudantes que aderirem às aulas presenciais. Cada unidade educacional entrará em contato com as famílias que manifestarem interesse pelo retorno presencial para realizar as devidas orientações.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: retorno, aulas, presencial