Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Vencedores do Seduckathon conquistam intercâmbio ao exterior

26/06/2025 09h30


Fonte Governo do Piauí

Imagem: Gabriel PaulinoVencedores do Seduckathon conquistam intercâmbio ao exterior.(Imagem:Gabriel Paulino)Vencedores do Seduckathon conquistam intercâmbio ao exterior.

O governador Rafael Fonteles anunciou, nessa quarta-feira (25), os premiados do Seduckathon 2025, considerada a maior maratona estudantil de inovação do mundo. A edição deste ano contemplou 130 estudantes e 26 professores com intercâmbio internacional para países como Alemanha, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Portugal e Singapura. As 20 equipes mais bem colocadas na categoria de Tecnologia da Informação foram selecionadas para a viagem, e os quatro grupos mais bem avaliados puderam escolher o destino.

Além disso, 20 alunos da 3ª série do Ensino Médio, com as melhores médias em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro trimestre, também foram contemplados com o intercâmbio.
Imagem: Gabriel PaulinoVencedores do Seduckathon conquistam intercâmbio ao exterior e demais participantes seguem para o Impa Tech no Rio(Imagem:Gabriel Paulino)

Já os demais participantes do hackathon foram surpreendidos com o anúncio do governador Rafael Fonteles de uma experiência formativa no Impa Tech, no Rio de Janeiro, uma instituição de excelência em Matemática, Tecnologia e Inovação, mantida pelo Governo Federal. “Essa é uma grande oportunidade para todos. O Seduckathon é mais do que uma competição, é uma vitrine de talentos para o mundo”, destacou Rafael Fonteles.

Durante dois dias, 175 estudantes da rede estadual, organizados em 35 equipes, participaram da maratona no Theresina Hall, aperfeiçoando projetos voltados à tecnologia, educação e empreendedorismo.
Imagem: Gabriel PaulinoVencedores do Seduckathon conquistam intercâmbio ao exterior e demais participantes seguem para o Impa Tech no Rio(Imagem:Gabriel Paulino)

O Liceu Parnaibano foi o grande vencedor, tornando-se bicampeão do Seduckathon. O projeto da equipe foi uma plataforma digital para ajudar crianças com dislexia, disgrafia e discalculia. “Desenvolvemos jogos voltados para cada habilidade, com monitoramento dos profissionais por meio de um dashboard”, explicou o estudante Gustavo Albuquerque, que viajará com a equipe para a Coreia do Sul.
Imagem: DivulgaçãoGustavo Albuquerque, aluno do Liceu Parnaibano(Imagem:Divulgação)Gustavo Albuquerque, aluno do Liceu Parnaibano

Para o professor orientador, Francisco Coelho, o resultado é fruto de muito esforço. “Eles se dedicaram totalmente, estudaram a fundo o modelo de negócio e escreveram todo o código. O resultado veio do comprometimento.”

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o impacto da iniciativa: “É uma amostra real da revolução educacional e tecnológica que está acontecendo nas escolas públicas do Piauí”.
Imagem: Gabriel PaulinoSecretário da Educação, Washington Bandeira.(Imagem:Gabriel Paulino)Secretário da Educação, Washington Bandeira.

O representante internacional das instituições que irão receber os estudantes, Myoung Young Kim, elogiou o potencial dos piauienses. “Os recursos humanos são os mais valiosos do mundo. Esses jovens têm uma capacidade ilimitada.”
Imagem: Gabriel PaulinoVencedores do Seduckathon conquistam intercâmbio ao exterior e demais participantes seguem para o Impa Tech no Rio(Imagem:Gabriel Paulino)


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews