Vencedores do Seduckathon 2025 iniciam imersão em design de games e programação durante intercâmbio

15/08/2025 17h10


Fonte Governo do Piauí

A primeira semana em Portugal tem sido de desafios, mas também de entusiasmo para os estudantes e professores vencedores do Seduckathon 2025. Eles desembarcaram em Lisboa no último sábado (9) para o período de intercâmbio no Centro de Inovação TUMO, escola que é referência global no ensino criativo para jovens.

Seguindo o conteúdo programático proposto pela instituição portuguesa, os estudantes passam por imersões no Laboratório de Gamificação e Representação de Espaço 3D, aprimorando habilidades técnicas e criativas de design. A proposta é conectar a experiência diretamente aos projetos desenvolvidos no Seduckathon, mostrando que, no intercâmbio em Portugal, esses trabalhos ganham novas camadas e possibilidades.

“Essa parte prática de criação de jogos tem sido muito interessante e desafiadora. Os formadores da TUMO nos deram liberdade criativa tanto na construção dos códigos, quanto na elaboração dos templates”, afirmou Kellyanne Silva, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Joel Ribeiro, de Teresina.
Imagem: Seduc-PIO objetivo é desenvolver competências técnicas e criativas, fortalecendo o protagonismo juvenil e a empregabilidade.(Imagem:Seduc-PI)O objetivo é desenvolver competências técnicas e criativas, fortalecendo o protagonismo juvenil e a empregabilidade.

Durante o intercâmbio, que segue até 6 de setembro, os estudantes terão acesso a laboratórios temáticos de programação web, visualização de dados, realidade virtual, inteligência artificial, robótica, impressão 3D, internet das coisas, produção musical e cinema digital. O objetivo é desenvolver competências técnicas e criativas, fortalecendo o protagonismo juvenil e a empregabilidade.

“Os professores estão nos passando habilidades que, com certeza, vamos poder implementar no nosso currículo. Isso vale para as questões técnicas e para o nosso desenvolvimento cognitivo”, garantiu Ronielson Santos, aluno do Ceti Orlando Carvalho, de Oeiras.

Além das aulas e oficinas no TUMO, a programação inclui visitas a startups, workshops com especialistas em Tecnologia, Design e Empreendedorismo, além de experiências culturais que estimulam habilidades criativas e sociais.
Imagem: Seduc-PIVencedores do Seduckathon 2025 iniciam imersão em design de games e programação durante intercâmbio em Portugal(Imagem:Seduc-PI)

O intercâmbio é parte da premiação do Seduckathon 2025, maior Hackathon de Escolas Públicas do mundo, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI). As quatro equipes a desembarcar em Lisboa são do Ceti Nossa Senhora do Patrocínio, de Pio IX, Ceti Orlando Carvalho, de Oeiras, Ceti Joel Ribeiro, em Teresina, e Ceti Waldemar de Moura Santos, em Caldeirão Grande do Piauí.

Seduckathon – A edição de 2025 do Seduckathon mobilizou mais de 9 mil estudantes. No total, 130 alunos e 26 professores viajarão ao exterior, em grupos, até o fim do ano. Os países de destino são: Portugal, Alemanha, China, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos.

A viagem é 100% custeada pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, incluindo passagens, alimentação, hospedagem, seguro saúde, vistos, passaportes e acompanhamento pedagógico.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao