Universidade Estadual do Piauí divulga edital do Sisu 2023.1 com 2.425 vagas

28/12/2022 09h14


Fonte G1 PI

Imagem: Andrê Nascimento/ G1 PIUniversidade Estadual do Piauí(Imagem:Andrê Nascimento/ G1 PI)Universidade Estadual do Piauí

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) divulgou edital com 2.425 vagas para 70 cursos que serão ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1. O edital foi publicado no Diário Oficial dessa terça-feira (26).

A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do SiSU será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente ao ano de 2022, com resultado previsto para 13 de fevereiro.

Vagas cotas

Desse total, 50% das vagas serão destinadas a ampla concorrência e 50% para ações afirmativas (AF), conforme o Art. 1o da Lei Estadual no 7.455, de 14 de janeiro de 2021.

As vagas de AF serão distribuídas em:

I- Ação Afirmativa 1: 45% para pessoas negras, quilombolas e indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário mínimo e meio(1,5);

II- Ação Afirmativa 2: 10% para pessoas com deficiências que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário-mínimo e meio(1,5);

III- Ação Afirmativa 3: 45% integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário-mínimo e meio(1,5) e que não estejam concorrendo na forma das ações Afirmativas 1 e 2.

Matrículas

As matrículas dos candidatos classificados ocorrerão em duas etapas:

  • Matrícula institucional: entrega da documentação, conforme o edital.
  • Matrícula curricular: matrícula nas atividades acadêmicas previstas, realizada on-line conforme o Calendário Acadêmico/Administrativo da instituição.

Lista de espera

As vagas eventualmente não ocupadas ao final chamada regular referente ao Processo Seletivo serão preenchidas, posteriormente, por meio da Lista de Espera.

Para constar da Lista de Espera, o candidato deverá obrigatoriamente confirmar no Sisu o interesse na vaga, durante o período especificado no edital.

Polêmica calendário atrasado

Os candidatos classificados no Sisu 2023.1 só iniciarão as aulas em outubro de 2023, devido ao calendário atrasado da Universidade Estadual do Piauí. A instituição chegou a anunciar que cancelaria o semestre para regularizar os semestres letivos, mas após polêmica com os alunos, voltou atrás e decidiu manter no calendário acadêmico o semestre 2023.1.

Com o retorno do semestre, a Uespi informou que o calendário será regularizado apenas em 2026. Com a mudança, as vagas do primeiro e segundo semestres do Sisu, cujo acesso é garantido com a nota do Enem, serão mantidas.

Com a decisão, o semestre 2022.1, em curso, encerrará em fevereiro de 2023. O semestre 2022.2 iniciará em abril e o semestre 2023.1 iniciará em outubro de 2023. Assim, os alunos aprovados no Enem 2022 para o primeiro semestre de 2023 terão as aulas iniciando em outubro de 2023.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: vagas, ensino, sisu