Unicamp adia retorno de até 80% dos servidores e 50% dos alunos

18/11/2020 18h34


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoA universidade também afirma que não há, internamente, nenhuma evidência de recrudescimento da pandemia na comunidade universitária.  Segundo a comissão interna, a Unicamp adotou o(Imagem:Reprodução)
 A Unicamp decidiu nesta quarta-feira (18) adiar de 30 de novembro para 14 de dezembro a etapa 4 da retomada das atividades presenciais nos campi, que prevê o retorno de até 80% de servidores e 50% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão. A medida ocorre para que a universidade observe a evolução da pandemia do novo coronavírus.

A retomada dos alunos aos campi (Campinas, Limeira e Piracicaba) começou nesta semana com limite de 25%. Já a volta de servidores iniciou em 19 de outubro. A Universidade de Campinas foi a primeira pública brasileira a interromper as atividades para evitar a transmissão do novo coronavírus.

Em nota, a Comissão Interna para Monitoramento da Covid-19 cita o crescimento de 18% nas internações por coronavírus no estado de São Paulo na semana de 8 a 14 de novembro e a decisão do governo estadual de adiar para o dia 30 de novembro a reclassificação das regiões do estado no Plano São Paulo de retomada.

"O Governo do Estado mantém-se alerta à possível ocorrência de aumento nas internações em leitos de UTI, por Covid-19 (durante a semana epidemiológica, de 8 a 14 de novembro), com crescimento de 18% em relação à semana anterior (...) Há a possibilidade de que este efeito resulte de subnotificações decorrentes de problemas de inserção tempestiva dos dados devido à instabilidades no sistema Sivep-Gripe do Ministério da Saúde a partir de 5 de novembro".

A universidade também afirma que não há, internamente, nenhuma evidência de recrudescimento da pandemia na comunidade universitária.

Segundo a comissão interna, a Unicamp adotou o princípio de seguir o Plano São Paulo e, com a mudança nas datas do governo estadual, optou por também adiar a próxima etapa de retomada das atividades.

A universidade afirma que a alteração não vai prejudicar as atividades programadas, já que apenas 21,3% dos servidores técnicos-administrativos retornaram ao trabalho até esta semana -- o permitido era 60%. "A recomendação é para que as unidades e órgãos continuem com atividades predominantemente remotas."

A alteração na etapa 4 afeta também a seguinte, que estava prevista para 14 de dezembro e ficará, provisoriamente, para 11 de janeiro 2021. Na quinta fase, todos os servidores vão poder voltar, além de 75% dos alunos e mais 75% de crianças atendidas pelo Centro de Convivência Infantil/Serviço Socioeducativo.